A Educação Profissional e Tecnológica tem como eixos estruturantes de seus currículos o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia. A tecnologia, por sua vez, é uma ferramenta poderosa; contudo, seu uso na educação profissional não pode ser meramente técnico: deve ser intencional, crítico e político, voltado à emancipação e à formação humana integral.
Estão postos, portanto, os desafios para a Jornada 2026/1! Como nos apropriarmos da tecnologia para a nossa formação e para a formação de outros cidadãos éticos, conscientes de si e do mundo que os cerca? Como contribuir com a nossa formação e com a formação de outros indivíduos para que possam lidar com os desafios complexos impostos pelas tecnologias emergentes, como a IA?
Desejamos a todos/as os/as educadores/as (docentes e técnicos/as) uma excelente reflexão, muito aprendizado e que daqui saiam desdobramentos que se reflitam em práticas sociais concretas, seja no ensino, na pesquisa, na extensão e/ou na gestão.
19 de Fevereiro de 2026 até 23 de Fevereiro de 2026
IFAC/ CAMPUS RIO BRANCO - AV. Brasil, N° 920, Xavier Maia
68 999405455 -
wemerson.oliveira@ifac.edu.br
Início: 09/02/2026
Término: 23/02/2026
"IA no contexto Acadêmico e de Pesquisa"
(Atividade remota).
Esta atividade não possui conteúdo programático
"Do Quadro Negro à Inteligência Artificial: Conceitos e Usos da Tecnologia na Educação"
Local de realização: auditório do campus Rio Branco
Período de realização: tarde
Esta atividade não possui conteúdo programático“Desatar nós: por uma educação crítica no enfrentamento das violências de gênero”.
A oficina propõe uma reflexão crítica sobre o papel da educação no enfrentamento das violências de gênero. A partir de uma abordagem crítico-emancipatória, busca-se desnaturalizar práticas e discursos que sustentam desigualdades. A oficina articula teoria e prática, explorando conceitos fundamentais como gênero, interseccionalidade, Teoria do nó, patriarcado e construindo estratégias educativas que rompam com o silêncio, quebrem ciclos de violências, e fortaleçam a resistência coletiva.
Na oficina iremos trabalhar os seguintes conteúdos: conceitos de gênero, violência, patriarcado, estereótipos, interseccionalidade e a Teoria do Nó; Tipificação das violências e legislação no combate a essas violências; Determinismo biológico e as violências de gênero.
Utilizaremos reportagens, vídeos, textos e artigos científicos para embasar as discussões que serão feitas no momento da oficina através de problematização, dinâmicas e trabalhos em equipe
Esta atividade não possui conteúdo programático
"IfMaker e Incubac: Explorando Possibilidades Pedagógicas"
Laboratório Maker e incubadora de empresas do Campus Rio Branco tem o prazer de convidar os docentes para uma oficina prática e interativa, onde serão apresentadas as possibilidades de trabalho que o laboratório pode desenvolver nas aulas. O objetivo é que os participantes elaborem um plano de aula para as suas disciplinas, integrando atividades do laboratório Maker e da incubadora de empresas.
OBJETIVOS
Apresentar as possibilidades de trabalho do laboratório Maker e da incubadora de empresas;
Mostrar como integrar o laboratório Maker e a incubadora de empresas nas disciplinas
Elaborar planos de aula que promovam a inovação e o empreendedorismo nos alunos
Local de realaização: Laboratório IFMaker/Incubac
Esta atividade não possui conteúdo programáticoO PROFESSOR 4.0: UTILIZANDO A IA PARA OTIMIZAR TEMPO E CRIAR CONTEÚDO
Carga horária: 4 H/AULA
Período de realização: MANHÃ e TARDE
Local sugerido: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Suporte necessário: COMPUTADORES COM ACESSO A INTERNET E PROJETOR DE SLIDES
Capacidade de público: 40 PESSOAS.
Esta atividade não possui conteúdo programático"Racismo e Tecnologia"
Objetivo Geral
Proporcionar um espaço de reflexão crítica sobre como as tecnologias digitais e sistemas de inteligência artificial reproduzem, automatizam e escalam o racismo estrutural, capacitando os participantes a identificar e questionar o mito da neutralidade tecnológica.
Objetivos Específicos
1. Conhecimento e Teoria
2. Análise Crítica e Prática
3. Transformação e Ética
Debater Políticas de Regulação: Refletir sobre a necessidade de leis e moratórias que limitem o uso de tecnologias de alto risco em populações vulnerabilizadas.
Esta atividade não possui conteúdo programáticoApresentação do sistema de monitoramento dos computadores dos laboratórios: VEYON; Mudança na principal forma de acesso aos Datashows do campus: iProjection; As novas formas de acesso as Redes sem fio do campus: Eduroam e rede acadêmica.
Nome do palestrante: Rodiney Rôla (CORTI-CRB).
Carga horária: em torno de 60 minutos.
Período de realização: Manhã
Auditório da Reitoria do IFAC
Esta atividade não possui conteúdo programáticoPráticas de produção de conteúdo audiovisual para EaD
A capacitação será realizada inicialmente na sala de treinamento, com foco no desenvolvimento de competências para a produção de videoaulas. Serão abordadas técnicas de roteirização, uso de teleprompter, enquadramento e postura frente às câmeras. Como atividade prática final, os docentes gravaram no estúdio do Cread uma breve apresentação de suas disciplinas para o semestre 2026.1.
Nome do(s) palestrante(s); Rodrigo Silva Souza, Devanir Nascimento, Davi Pinheiro de Souza
Carga horária: (4 horas);
Período de realização: (Manhã);
Local: Sala de treinamento da Reitoria e Estúdio da Reitoria
Capacidade de público: (40 participantes).
Esta atividade não possui conteúdo programáticoUma imersão prática nas ferramentas digitais e recursos tecnológicos disponíveis, visando otimizar a pesquisa e o acesso à informação pelos usuários
Apresentação dos Sistemas da Biblioteca:Uma imersão prática nas ferramentas digitais e recursos tecnológicos disponíveis, visando otimizar a pesquisa e o acesso à informação pelos usuários (entre 40 e 60 minutos)
Local: Auditório da reitoria do IFAC
Período de realização: manhã
Esta atividade não possui conteúdo programático