O curso Superior Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, único no Estado, tem o compromisso de evento técnico científico, organizado pelos discentes e docentes do Curso. Em sua 7ª Edição traz como temática o “INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS PARA A PRODUÇÃO ANIMAL NA AMAZÔNIA OCIDENTAL”, visando promover um amplo debate acerca dos gargalos e oportunidades do setor no cenário local e nacional atual, auxiliando no preparo e instrumentação dos futuros profissionais e produtores rurais. Com a política de extensão acadêmica, a comissão irá proporcionar palestras, minicursos e rodada de negócios entre os diversos elos das cadeias produtivas. As ações serão voltadas para a formação profissional dos alunos profissionais do curso Bacharelado em Zootecnia, Técnico Integrado ao Médio em Agropecuária, produtores rurais, instituições de fomento, apoio e fiscalização, além das empresas públicas e privadas do setor. De forma direta, cerca de 250 estudantes de ciências agrárias serão contemplados, e indiretamente almeja-se alcançar mais 250 atores diversos da sociedade, sejam produtores rurais, sindicatos, empresas agrícolas, representante das instituições e demais envolvidos.
Palavras chaves: evento científico; produção Animal; semana acadêmica; Zootecnia.
14 de Maio de 2025 até 17 de Maio de 2025
IFAC CAMPUS SENA MADUREIRA - Rua Francisca Sousa da Silva, 318, bairro Getúlio Nunes Sampaio, Sena Madureira-AC, CEP: 69.940-000.
(68) 99215-8887 -
csm.coszo@ifac.edu.br
Início: 15/05/2025
Término: 17/05/2025
Curso sobre etapas da produção de carne de sol.
OBS: Serão ofertadas 15 vagas.
1- Exposição teórica sobre a técnica
2 - Corte e salga da carne
3 - Acompanhamento, durante 24 hs, da salga.
4 - Avaliação do produto final
Palestrantes:Visa abordar desde a produção de alevinos até a criação em tanques-rede e a gestão de piscicultura.
OBS: Serão ofertadas 25 vagas.
Esta atividade não possui conteúdo programáticoObjetiva capacitar os participantes na utilização do sistema para realizar tarefas e atividades relacionadas ao controle de seu rebanho, emissão de GTA e outras atividades que o sistema dispõe.
OBS: Serão ofertadas 30 vagas.
- Exposição teórica sobre o SISDAF e sua importãncia para o produtor.
- Prática no laboratório de informática sobre o passo a passo no uso do sistema.
Palestrantes:Utilização e análise de bases estatísticas do IBGE - com ênfase em séries temporais dos recenseamentos agropecuários disponíveis no Portam IBGE e no sistema SIDRA.
OBS: Serão ofertadas 28 vagas.
Exposições teóricas co dinâmicas práticas em planilhas e ferramentas on line, permitindo que os participantes extraiam, filtrem e interpretem indicadores socioeconômicos e territoriais para aplicação em suas pesquisas acadêmicas.
Palestrantes: