Semana do Meio Ambiente

banner do Semana do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho de cada ano. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País. O presente evento busca celebrar a semana do meio ambiente promovendo o pensamento crítico sobre a temática ambiental atraves de palestras e mesas redondas.

Faça parte dessa comemoração conosco!

31 de Maio de 2021 até 4 de Junho de 2021
Inscrições do evento pelo site: - eventos.ifac.edu.br
O evento será transmitido pelo nosso canal do YouTube: - https://www.youtube.com/channel/UCmkAcSgvEYZAVR8zLgcUb3w
None - alana.fernandes@ifac.edu.br

Opções

Inscrição
Inscreva-se no evento e atividades

Início: 02/06/2021
Término: 04/06/2021

Cronograma detalhado

Tipo de atividade: Palestra

Palestra: O consumo de plantas medicinais e seu cuidado com a saúde

Palestrante: Prof. Pilar Milla Oliveira 

Possui Licenciatura em Enfermagem - UNIVERSIDAD NACIONAL DE UCAYALI (1994). Especialista em Enfermagem Obstétrica (IBPEX) e Educação Profissional (FIOCRUZ), é Professora Adjunta  nível I da Universidade Federal do Acre (UFAC).Ganhadora do Título de Cidadã Cruzeirense em 2016. Concedida pela Câmara Municipal de cruzeiro do Sul AC, atualmente, está cursando Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade  Federal do Acre.Tem experiência com ênfase em Enfermagem Obstétrica, Neonatologia, Médico Cirúrgico, Pronto Socorro, Coordenadora e Professora do curso técnico de enfermagem (SENAC) - Enfermeira do Programa de Saúde da Família - (Secretaria Municipal de Saúde de CZS- AC).

 

 

Palestrantes:
  • Brandon Milla: ixijob@yahoo.com.br
31/05/2021 : 19:00h às 21:00h
Tipo de atividade: Apresentação

Falas intitucionais

  • Diretor do Campus Xapuri - Prof. Joel Bezerza Lima   
  • Diretor de ensino, pesquisa e extensão do Campus Xapuri - Prof.  Dyego da Costa Santos   
  • Prefeito do Município de Xapuri - Exmo. Sr. Francisco Ubiracy Machado de Vasconcelos 
  • Representante da Secretaria de Meio ambiente do município de Brasiléia - Erivan Rodrigues   
  • Coordenadora do Curso de Gestão Ambiental - Prof. Francileide Lopes do Nascimento  
  • Coordenadora do Projeto de Extensão “Semana do Meio Ambiente” - Prof. Alana Chocorosqui Fernandes 
Esta atividade não possui conteúdo programático

Palestrantes:
  • Alana Chocorosqui Fernandes: alana.fernandes@ifac.edu.br
  • Francileide Lopes do Nascimento: francileide.nascimento@ifac.edu.br
31/05/2021 : 19:00h às 20:00h
Tipo de atividade: Mesa redonda

 

As plantas no nosso dia a dia - Tatiane Loureiro da Silva 

Animais utilizados na medicina popular  - Raphaela Bomfim de Oliveira 

A educação ambiental associada a conservação dos recursos naturais - Rafaela Estefani de Oliveira Pinho  

Currículo das palestrantes:

Tatiane Loureiro da Silva - Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (2008), mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e doutorado em Fisiologia e Bioquímica de Plantas, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) (2013). É docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Campus Xapuri, na área de Biologia. Tem experiência em Biotecnologia Vegetal com ênfase em Biologia Molecular e Cultura de Tecidos Vegetais, atuando principalmente nos seguintes temas: transformação genética de plantas e micropropagação de plantas.

Raphaela Bonfim de Oliveira - Cursou Licenciatura Plena em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Acre - Campus Floresta. É especialista em Gestão da Educação Profissional, Científica e Tecnológica e está cursando Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Acre. Atua como docente da área de Biologia no Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul.

Rafaela Estefani de Oliveira Pinho - Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (UFAC) - Campus Floresta, Cruzeiro do Sul/Acre- Brasil. Tem experiência em trabalhos na área de Educação, Educação Ambiental, conservação da fauna e biologia geral. Atualmente é mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Acre - Campus Floresta.

 
Palestrantes:
  • Tatiane Loureiro da Silva: tatiane.lsilva@ifac.edu.br
  • Rafaela Estefani de Oliveira Pinho: rafabiovidal@gmail.com
  • Raphaela Bomfim de Oliveira: raphaela.oliveira@ifac.edu.br
01/06/2021 : 14:00h às 16:00h
Tipo de atividade: Mesa redonda

 

Hidrologia e os rios do Acre: o que sabemos? - Marcelo Alves Muniz 

Acesso dos municípios do Acre aos serviços de Saneamento Básico  - Clautevir Costa Lima  

Desafios da piscicultura acreana: Juruá  - Marcos Fernandes Silva 

 

Currículo dos palestrantes: 

Marcelo Alves Muniz - Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialização PNAP em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Atualmente é servidor público, Técnico Administrativo em Educação (TAE) de nível superior, na área de Engenharia Florestal e mestrando em Ciências Ambientais, na Universidade Federal do Acre (UFAC). Anteriormente, TAE Assistente Administrativo do Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, bem como em supervisão de obras, na componente ambiental de execução de projetos, em especial obras rodoviárias.

Clautevir Costa Lima - Professor do Instituto Federal do Acre - IFAC Campus Tarauacá. Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2007). Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Acre - POSTIC/UFAC (2015). Mestrando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Acre - PPGCA/UFAC (Atualmente).

Marcos Fernandes Silva - Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Acre - Campus Floresta Cruzeiro do Sul (2015). É mestrando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Acre - PPGCA/UFAC

Palestrantes:
  • Marcelo Alves Muniz: marcelo.muniz@ufac.br
  • Marcos Fernandes Silva: mfsczs@gmail.com
  • Clautevir Costa Lima: clautevir.lima@ifac.edu.br
01/06/2021 : 19:00h às 21:00h
Tipo de atividade: Mesa redonda

 

Desmonte das Políticas Públicas Ambientais - Alessandra Lopes 

Tributação ambiental: O ICMS Ecológico no estado do Acre - Amarízia Clara Rocha Costa 

Currículo das palestrantes: 

Amarízia Clara Rocha Costa - Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei - MG. Mestranda em Ciências Ambientais na Universidade Federal do Acre, desenvolvendo pesquisas na área de Tributação Ambiental. Servidora Pública - Economista na Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul - AC. Analista Financeira na empresa Arte Design - Comunicação Social.

Alessandra Lopes - Graduada em Engenharia Florestal e Mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso. MBA em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atualmente é doutoranda em Ciência Florestal - FCA/UNESP. Coordenadora do Grupo de Estudos de Políticas Públicas e Legislação Ambiental - GEPPLA e integrante da Rede Mulher Florestal e do Engajamundo na temática de Mudanças Climáticas. 

 

Palestrantes:
  • Alessandra da Silva Lopes: eng_alessandralopes@hotmail.com
  • Amarízia Clara Rocha Costa: amariziacosta@gmail.com
02/06/2021 : 14:00h às 16:00h
Tipo de atividade: Mesa redonda

 

Curiosidades sobre os solos do Acre - Anna Clara Felipe Pinheiro Abreu 

Impactos antrópicos em áreas de uso comum - Heroilson da Silva Moraes 

Queimadas agrícolas no Estado do Acre - Ismael Santos da Silva 

 

Currículo dos palestrantes: 

Anna Clara Felipe Pinheiro Abreu - Bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre - Campus Floresta, pós graduada em Gestão ambiental pela Faveni e mestranda do curso de Ciências Ambientais pela UFAC. Trabalha com enfâse nas áreas de Fitopatologia, Fertilidade do solo e melhoramento vegetal realizando pesquisas sobre Alelopatia de plantas daninhas, produção de álcool derivado da macaxeira, e em extensão rural sobre as práticas e percepção do risco da utilização de agrotóxicos. Gerente de negócios AGRO na instituição financeira SICREDI.

Heroilson da Silva Moraes - Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre, estagiário voluntário do laboratório de Herpetologia da UFAC. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) pela Universidade Federal do Acre. Vinculado ao Laboratório de Aracnologia da Universidade Federal do Acre - campus Floresta.

Ismael Santos da Silva - Especialista em Gestão Florestal, graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Acre, atuando principalmente na extensão rural.

Palestrantes:
  • Anna Pinheiro: annaclaraczs@hotmail.com
  • Ismael Santos da Silva: ismael.santos@sou.ufac.br
  • Heroilson Moraes: heroi.ac@gmail.com
02/06/2021 : 19:00h às 21:00h
Tipo de atividade: Mesa redonda

 

Povos indígenas do Acre - Diego Mendes Sousa 

Os conhecimentos tradicionais e sua tutela jurídica - Altair Maria Souza Marinho

 

Currículo dos palestrantes:

Diego Mendes Sousa - Descrição: Pós-Graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / PUC-Minas (2018). Graduado em Direito pela Faculdade Piauiense (2012). Escritor. Jornalista. Advogado OAB/PI 14761. Atualmente é Indigenista Especializado da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), aprovado por Concurso Público Federal e vinculado ao Ministério da Justiça. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Cível e em Direito Público. 

Altair Maria Sousa Marinho - Advogada, Consultora Jurídica, Professora Universitária. Pós-Graduada em Direito Público pela Faculdade Piauiense (FAP) e em Administração de Recursos Humanos pela Associação de Ensino Piauiense (AESPI). Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora Substituta do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal do Acre (2019-2021). Diretora Administrativa e Financeira da Faculdade Piauiense (2006-2012). Secretária Municipal de Educação de Parnaíba - PI (2017). 

Palestrantes:
  • Diego Mendes Sousa: diego_mendes_sousa@hotmail.com
  • Altair Maria Marinho: adv.altairmarinho@gmail.com
03/06/2021 : 14:00h às 16:00h
Tipo de atividade: Palestra

Palestra 2 - Mercado de trabalho

Palestrante: César Vendrame 

Sócio da Indicação consultoria em RH e idealizador do Go Winners. Empreendedor na área de Recursos Humanos, desenvolve projetos nas áreas de recrutamento e seleção de cargos de liderança, treinamentos comportamentais, projetos de restruturação organizacional, assessments, coaching executivo, eventos, palestras e parcerias estratégicas em empresas de pequeno, médio e grande porte.  

 

Esta atividade não possui conteúdo programático

Palestrantes:
04/06/2021 : 18:00h às 20:00h

Apoio/Patrocínio do evento