Oficina Mulheres Mil: um espaço de construção coletiva, aprendizado e fortalecimento do nosso trabalho em equipe.

banner do Oficina Mulheres Mil: um espaço de construção coletiva, aprendizado e fortalecimento do nosso trabalho em equipe.

Este curso de formação para a equipe de coordenadores adjuntos do Programa Mulheres Mil tem como objetivo fortalecer as competências pedagógicas, administrativas e sociais dos participantes, promovendo a integração entre os diferentes campi e o alinhamento estratégico das ações do programa. Ao longo dos encontros, serão realizadas atividades de planejamento, capacitação e diálogo, proporcionando momentos de troca de experiências e vivências práticas. Contaremos com a participação de mediadores que trarão diferentes perspectivas, contribuindo para a construção coletiva de soluções inovadoras.

Acreditamos que este espaço será fundamental para reforçar nosso compromisso com a inclusão, a cidadania e a transformação social, pilares que orientam o Programa Mulheres Mil e potencializam o impacto positivo junto às comunidades atendidas.

23 de Setembro de 2025 até 24 de Setembro de 2025
Reitoria do IFAC - Via Chico Mendes, 3084 - Bairro Comara. CEP: 69906-310 Rio Branco - AC (Próximo ao Estádio Arena da Floresta)
68 99940 5455 - wemerson.oliveira@ifac.edu.br

Opções

Inscrição
Inscreva-se no evento e atividades

Início: 11/09/2025
Término: 23/09/2025

Cronograma detalhado

Tipo de atividade: Curso/minicurso

Este curso de formação para a equipe de coordenadores adjuntos do Programa Mulheres Mil tem como objetivo fortalecer as competências pedagógicas, administrativas e sociais dos participantes, promovendo a integração entre os diferentes campi e o alinhamento estratégico das ações do programa. Ao longo dos encontros, serão realizadas atividades de planejamento, capacitação e diálogo, proporcionando momentos de troca de experiências e vivências práticas. Contaremos com a participação de mediadores que trarão diferentes perspectivas, contribuindo para a construção coletiva de soluções inovadoras.

Acreditamos que este espaço será fundamental para reforçar nosso compromisso com a inclusão, a cidadania e a transformação social, pilares que orientam o Programa Mulheres Mil e potencializam o impacto positivo junto às comunidades atendidas.

Roteiro de Condução – Oficina Mulheres Mil

1º Dia (08h00 – 18h00)

08h00 – 08h30 | Acolhida

  • Recepção dos participantes.
  • Entrega de materiais.
  • Breve conversa informal para integração.
  • Apresentação de um vídeo do Programa Mulheres Mil

08h30 – 10h00 | Abertura e Apresentação do Programa Mulheres Mil

  • Leitura do texto de abertura.
  • Apresentação dos objetivos da oficina.
  • Dinâmica rápida: cada participante se apresenta em 1 minuto.

10h00 – 10h15 | Intervalo (Coffee Break)

10h15 – 12h00 | MAPE

  • Introdução teórica sobre o tema.
  • Atividade prática em grupos.
  • Discussão dos resultados com todos.

12h00 – 14h00 | Intervalo para Almoço

14h00 – 16h00 | Planejamento

  • Apresentação do tema.
  • O que é planejamento Estratégico, Tático e Operacional.
  • Ferramentas que auxiliam no planejamento.
  • Ferramentas de avaliação do que foi planejado.
  • Exercício prático: elaboração de um miniplano de ação.
  • Compartilhamento das ideias no grupo.

16h00 – 16h15 | Intervalo (Coffee Break)

16h15 – 18h00 | Atividade prática e debate aberto

  • Discussão de situações reais do programa.
  • Reflexão em grupos e apresentação para todos.
  • Encerramento do dia com feedback rápido dos participantes.

2º Dia (08h00 – 18h00)

08h00 – 09h30 | Comunicação Interna e Externa

  • Apresentação do tema.
  • Atividade prática: simulação de comunicação interna.
  • Debate sobre melhores práticas.

09h30 – 10h30 | SISTEC

  • Explicação do sistema e funcionalidades.
  • Atividade prática guiada: cada participante realiza uma tarefa no SISTEC.

10h30 – 10h45 | Intervalo (Coffee Break)

10h45 – 12h00 | Fluxos de Processos de Pagamento

  • Apresentação do fluxo.
  • Simulação de processo em grupo.
  • Discussão sobre desafios e soluções.

12h00 – 14h00 | Intervalo para Almoço

14h00 – 16h30 | Roda de Conversa: Relações Interpessoais e Comunicação Não Violenta

  • Apresentação da psicóloga sobre CNV.
  • Dinâmica prática em dupla ou grupos pequenos.
  • Compartilhamento de aprendizados com todos.

16h30 – 16h45 | Intervalo (Coffee Break)

16h45 – 18h00 | Encerramento e Avaliação da Oficina

  • Síntese dos principais pontos abordados.
  • Momento para feedback dos participantes preenchimento do formulário.
  • Leitura do texto de encerramento.
Palestrantes:
  • Arielly Lima Ribeiro: arielly.ribeiro@ifac.edu.br
  • Wemerson Fittipaldy Oliveira: wemerson.oliveira@ifac.edu.br
  • Iolanda Lourdes Ribeiro: iolanda.ribeiro@ifac.edu.br
  • Silvania da Silva Souza: silvania.souza@ifac.edu.br
  • Evaldo Pereira Ribeiro: evaldo.ribeiro@ifac.edu.br
  • Eliardo da Costa Vasconcelos: eliardo.vasconcelos@ifac.edu.br
23/09/2025 até 24/09/2025 : 08:00h às 18:00h