Celebrado a cada dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado desde 1972, quando a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia, recomendou sua criação. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, com a finalidade de apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País. O projeto Semana do Meio Ambiente, que em 2023 para sua quarta edição, tem como objetivo trabalhar de forma interdisciplinar a Educação Ambiental com atividades específicas sobre o tema durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, de modo a envolver discentes de todos os níveis, servidores e comunidade em geral. Durante a semana, serão realizadas ações de sensibilização entre os diferentes públicos, através da realização de mesas redondas, palestras e oficinas, tendo em 2023 a retomada de sua programação presencial. O projeto busca celebrar a semana do meio ambiente promovendo o pensamento crítico sobre a temática ambiental.
5 de Junho de 2023 até 7 de Junho de 2023
IFAC, Campus Xapuri - Rua Coronel José Brandão, 1622, Centro, Xapuri, Acre
None -
alana.fernandes@ifac.edu.br
Início: 08/05/2023
Término: 01/07/2023
Palestrante: Andréa Alechandre da Rocha Possui graduação em Ciências Agronômicas pela Universidade Federal do Acre (1989), graduação em Direito pela Faculdade Barão do Rio Branco (2017), graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Acre (1991) e mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (2001). Atualmente ocupa o cargo de professora do Centro de Ciências Agrárias e da Natureza função de Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre. Doutorado em andamento em Produção Vegetal
Esta atividade não possui conteúdo programáticoPalestrante: Mirella Rosa Luz Gavidia Canaquiri
Profissional em Turismo e Hotelaria pela Universidade San Martín de Porres com 22 anos de prática profissional, com experiência no setor privado e gestão pública. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Enrique Guzmán y Valle.
Professora Titular da Faculdade de Ecoturismo da Universidade Nacional da Amazônia de Madre de Dios.
Atualmente é Decana da Faculdade de Ecoturismo da Universidade Nacional da Amazônia Madre de Dios.
Pesquisadora nas áreas de Educação, Ecoturismo, Políticas Públicas, Empreendimentos Turísticos, Agência de Viagens e Turismo, Comunidades Rurais e Atividades Ecologicamente Corretas, com orientação de tese sobre questões de Conscientização Turística e Desenvolvimento Sustentável, Conhecimentos Tradicionais e Diversificação Turística, Impacto Ambiental em Órgãos de água, Impacto da atividade turística nas Comunidades Indígenas, entre outros.
Palestrante em eventos nacionais e internacionais sobre Desenvolvimento Sustentável, Ecoturismo, Educação, Interculturalidade e Gestão Universitária.
Esta atividade não possui conteúdo programático
Palestrante: Jorge Luis Castillo Hurtado
Oficial aposentado da Marinha Peruana, Bacharel em Ciências Marítimas pela Escola Naval do Peru; graduado em Administração, Mestre e Doutor em Economia e Administração pela Universidade Nacional de San Agustín de Arequipa. É professor da Universidade Nacional da Amazônia de Madre de Dios e atualmente é Diretor do Departamento Acadêmico de Contabilidade e Administração. Pesquisador registrado no Registro Nacional de Pesquisadores em Ciência e Tecnologia do Peru, pesquisador visitante na Universidade da Flórida, possui várias publicações em revistas indexadas. É coautor de "O caminho para a terra de Madre de Dios, uma história da Rodovia Interoceânica no Peru" (Perz & Castillo, 2022).
Esta atividade não possui conteúdo programáticoPalestrante: Julielmo Aguiar Corrêa
Atualmente é Docente na área de Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, Campus Xapuri, localizado na Amazonia Ocidental, no municipio de Xapuri - Acre, Brasil. Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, possui ainda Especialização em Gestão Ambiental Florestal pela Fundação Escola do Servidor Público do Acre - FESPAC, formado pela Universidade Federal do Acre (2001), em Engenharia Agronômica.
Esta atividade não possui conteúdo programáticoPalestrante: Ariovaldo Umbelino de Oliveira
Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1979), Livre-Docência em Geografia pela FFLCH - USP (1997) e Professor Titular Geografia Agrária pela FFLCH - USP (1998). É Pesquisador nível 1A - CNPQ, Pesquisador Visitante Nacional Sênior - CAPES e Professor Sênior - USP. Orientador de mestrado e doutorado em Geografia Humana na FFLCH-USP. Autor dos livros "Agricultura Camponesa no Brasil", "Geografia das Lutas no Campo", "Modo Capitalista de Produção, Agricultura e Reforma Agrária", " Contribuição para o estudo da geografia agrária: crítica ao ?Estado Isolado? de Von Thünen", " A fronteira amazônica mato-grossense: grilagem, corrupção e violência" ,"A Mundialização da Agricultura Brasileira", "Terras de Estrangeiros no Brasil", "A Grilagem de Terras na Formação Territorial Brasileira", entre outros. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia agraria, questão agrária, agricultura brasileira, luta pela terra, capitalismo no campo, Amazônia e diagnóstico fundiário.
Palestrante: Mary Helena Allegretti
Mary Allegretti é Antropóloga, Doutora em Desenvolvimento Sustentável e consultora em projetos socioambientais. Sua carreira profissional combina os papéis de pesquisadora acadêmica e especialista em políticas públicas na área social e ambiental com o de assessora de movimentos sociais na Amazônia. Realizou projetos dentro e fora de estruturas governamentais nas dimensões local, nacional e internacional do desenvolvimento e da conservação no Brasil. Assumiu funções públicas como Secretária de Coordenação da Amazônia no Ministério do Meio Ambiente de 1999 a 2003 e Secretária de Planejamento e Meio Ambiente do Estado do Amapá entre 1995 e 1996. À frente destas instituições teve oportunidade de ampliar políticas públicas para a população extrativista e tradicional da Amazônia por meio de programas de cooperação internacional como o PPG7, que ajudou a criar quando era presidente do IEA, e o Arpa, que foi formulado e aprovado durante sua gestão na Secretaria de Coordenação da Amazônia no MMA. Foi Professora visitante nas universidades Yale, Chicago, Florida e Wisconsin, nos Estados Unidos. Consultora para organizações internacionais como PNUD, GEF, BID e WRI. Bolsista das Fundações Ford e Interamericana. Conferencista nas Universidades de Harvard, Yale, Cornell, Cambridge e Texas, na ITTO e no Council on Foreign Relations. Premiada pela ONU, WWF, Better World Society, Governo do Acre e Ford do Brasil.
Palestrante: Mário de Assis Menezes
Um importante apoiador dos processos de discussão e formulação do conceito de Reservas Extrativistas no âmbito do movimento seringueiro. Na oportunidade, trabalhava no Ministério da Reforma e Desenvolvimento Agrário / DF.
Esta atividade não possui conteúdo programático