banner do III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA e IV SEMINÁRIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA-PIBID

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC é uma Instituição composta por sujeitos históricos, sociais e políticos que integram um mundo em constante renovação. Esta concepção orienta a construção e a materialização dos projetos pedagógicos dos cursos, com vistas à formação de sujeitos reflexivos, pesquisadores, abertos às inovações tecnológicas e ao diálogo pautado na ação.
O Ifac abriga os programas institucionais ofertados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, em regime de colaboração com a rede estadual de ensino, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência – PIBID e o Programa Residência Pedagógica que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, com o desenvolvimento de projetos institucionais nos cursos de licenciatura contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes de nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
O evento tem por objetivo oportunizar a socialização dos conhecimentos e experiências vivenciadas nos programas na modalidade remota em 2020-2021 e as possibilidades e percalços da articulação teórico-prática em tempos pós-pandêmicos que impõem outros desafios para a formação de professores e para as redes de ensino como a atração de jovens para a carreira, a recomposição das aprendizagens.
Estes seminários visam promover o encontro dos núcleos pertencentes aos Subprojetos de Biologia, Matemática e Física dos Campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

Público-alvo: bolsistas residentes (estudantes), docentes externos (supervisores e preceptores bolsistas), docentes do Ifac, convidados e comunidade externa.

16 de Novembro de 2022
Auditório IFAC - Campus Rio Branco - Av Brasil, 920 - Conj Xavier Maia Rio Branco - Ac
(68) 2106-2850 - proen.pibid@ifac.edu.br
(68) 2106-2850 - proen.residencia@ifac.edu.br

Opções

Inscreva-se no evento e atividades

Início: 09/11/2022
Término: 16/11/2022

Cronograma detalhado

Tipo de atividade: Mesa redonda

Essa atividade tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e partilha de experiências vivenciadas por docentes que atuaram nos programas PIBID e Residência Pedagógica na edição 2020.

Relatos de experiência nos programas PIBID e Residência Pedagógica, edição 2020.

• Vilma Luisa Siegloch Barros: vilma.barros@ifac.edu.br
  • Mara Rykelma da Costa Silva: mara.silva@ifac.edu.br
  • Silvania Marques: silvania_12_marques@hotmail.com
16/11/2022 : 14:30h às 17:00h
Tipo de atividade: Palestra

Essa atividade tem como objetivo um espaço de discussão e reflexão em torno dos resultados do Estado do Acre nas avaliações externas e censo escolar de 2021.

•  Os resultados do Estado do Acre nas avaliações externas e censo escolar de 2021.
  • José Júlio César Nascimento Araujo: jose.araujo@ifac.edu.br
16/11/2022 : Noneh às Noneh
Tipo de atividade: Palestra

Essa atividade tem como objetivo apresentar o percurso histórico do PIBID no contexto do Ifac, bem como apresentar os resultados alcançados com o desenvolvimento do programa na escola campo.

• Percurso histórico do PIBID no contexto do Instituto Federal do Acre;
  • Resultados que o PIBID tem alcançado junto as escolas campo.
  • Márcia Moreira de Ávila: marcia.avila@ifac.edu.br
16/11/2022 : Noneh às Noneh