III Semana do Meio Ambiente

banner do III Semana do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho de cada ano. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País. O projeto Semana do Meio Ambiente surgem com a necessidade de se trabalhar de forma interdisciplinar a Educação Ambiental com atividades específicas sobre o tema durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, de modo a envolver discentes, servidores e comunidade em geral.

6 de Junho de 2022 até 9 de Junho de 2022
O evento será transmitido pelo nosso canal do YouTube: - https://www.youtube.com/channel/UCmkAcSgvEYZAVR8zLgcUb3w
(68) 99971-1775 - alana.fernandes@ifac.edu.br

Opções

Inscreva-se no evento e atividades

Início: 16/06/2022
Término: 16/06/2022

Cronograma detalhado

Tipo de atividade: Apresentação
Esta atividade não possui descrição

• Alana Chocorosqui Fernandes: alana.fernandes@ifac.edu.br
06/06/2022 : 19:00h às 19:30h

Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=AfkRWaa-50w

Palestrante: Prof. Luiz Fernando Leal Padulla

Professor de Biologia, mestrado em Entomologia e doutorado em Etologia. Tem experiência na área de Comportamento Animal (com ênfase em primatologia), e Agronomia (com ênfase em Entomologia Agrícola), atuando principalmente nos seguintes temas: biologia, controle biológico, fungos entomopatogênicos, comportamento animal. Colunista/colaborador do BRASIL247, LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL, PÁTRIA LATINA e AMÉRICA LATINA EM MOVIMENTO.

• Luiz Fernando Leal Padulla: lpadulla@gmail.com
16/06/2022 : 14:00h às 16:00h

Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=K6xh1f6Khyg
Tipo de atividade: Mesa redonda

Palestrante: Aecio do Santos

Engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal do Acre. Foi Coordenador de Campo do Inventário de Produtos Florestais Não Madeireiro, no âmbito do Projeto Valores da Amazônia, desenvolvido pela Associação SOS Amazônia. Em 2017 se tornou servidor do ICMBio ocupando o cargo de Chefe do Parque Nacional da Serra do Divisor. Em 2020 como servidor do ICMBio passou a ser responsável pela gestão da RESEX Chico Mendes e ARIE Seringal Nova Esperança.

Palestrante: Luan Rocha

Biólogo,  Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais - UFAC, graduando em Engenharia Florestal - UFAC. Atuou durante a graduação e mestrado na área da Herpetologia (estudo de répteis e anfíbios) com ênfase na ecologia de anfíbios. Desenvolveu trabalhos com educação ambiental, fortalecimento comunitário e consultoria voluntária nas cadeias produtivas na RESEX do Cazumbá-Iracema, em especial, com o açaí. Atualmente, servidor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, como gestor da Estação Ecológica Rio Acre. Colaborador no projeto “Escalas da Biodiversidade” - Instituto Butantan.

Palestrante: Miguel Scarcello

Possui mestrado em Ciência Ambiental, graduado em licenciatura em Geografia e especialização em Planejamento Ambiental  e em Política Ambiental. Tem experiência na Área de gestão ambiental, com ênfase em Unidades de Conservação  - planejamento e gestão, e em educação ambiental e gestão de resíduos sólidos. Atualmente é Secretário Geral da Associação SOS AMAZÔNIA

• Aécio Santos: eng.aeciodosantos@gmail.com

Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=zrZOvU2eEWk
Tipo de atividade: Mesa redonda

Palestrante: Joana da Mata

Bióloga, Professora, Mestre em Saúde Coletiva (Saúde e Meio Ambiente), Servidora Pública Federal (UFAC). Apaixonada por gatos e desenvolvimento pessoal. Vegana, mentora do Projeto Só Veg(@soveg.ac) e aluna na escola de hábitos mais saudáveis e sustentáveis da escola da vida.

Palestrante: Lidiane Magalhaes

Empresária, proprietária da Mercearia Gourmet Coisas da Lid. Especializada em produtos para sua saúde e bem estar. Sem glúten e sem lácteos.

Convidada: Lohaine Amorim

Formada em pedagogia pela Universidade Federal do Acre e atua como pedagoga. É empreendedora no ramo de produtos ecológicos e naturais, com a empresa Ciclo Lunar.

• Joana Figueiredo da Mata : jfdamata@hotmail.com

Palestrante: Matheus Matos do Nascimento

Possui graduação em Engenharia Agronômica e Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Fitotecnia, Melhoramento vegetal, Agroecologia e Cultivo de plantas medicinais, condimentares e alimentícias não convencionais, atuando em trabalhos com comunidades tradicionais, ribeirinhas e povos indígenas.

• Matheus Matos do Nascimento: matheusxmattos@gmail.com

Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=e4hqHR8aSJY

Palestrante: Me. Wendeson Castro

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é pesquisador colaborador do Laboratório de Botânica e Ecologia Vegetal da Universidade Federal do Acre, colaborador técnico-científico e co-instrutor da SOS Amazônia e pesquisador da RAINFOR - Rede Amazônica de Inventários Florestais. Serve como revisor para Acta Amazônica, Scientific Reports, Journal of Forestry Research, e trabalha no entendimento sobre como interações bióticas e fatores abióticos sob o aquecimento global do Antropoceno modulam dinâmica e sucessão de ecossistemas terrestres.

• Wendeson Castro: wendesoncastro@gmail.com
16/06/2022 : 19:30h às 20:30h