banner do I Seminário sobre Justiça Restaurativa no Ifac: uma nova perspectiva sobre resoluções de conflito no ambiente escolar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, compreendendo-se como instituição, cuja função social é educar e formar profissionais, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, assume o compromisso de investir na construção de um ambiente acolhedor e educativo, para tanto, aprovou a  Resolução CONSU/IFAC nº 43/2021, de 21 de dezembro de 2021 referente ao Código de Ética e Disciplina do Corpo Discente que prevê a utilização de mecanismos de diálogo e mediação de conflitos visando encontrar alternativas justas de correção, reparação ou entendimento, valorizando a construção de relações saudáveis entre estudantes e, também, entre servidores. Assim, surge a necessidade do Ifac em investir num programa de mediação de conflitos, o que requer, capacitação de servidores e estudantes para atuar nesses processos.
Para tanto, é importante a Instituição promover ações voltadas para a prática de não-violência e de práticas de justiça restaurativa que visam o fortalecimento de relações de parceria e cooperação que promovam o diálogo, para superar os conflitos e a resolver os problemas de forma consensual e colaborativa.
Assim, nasce a parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Acre, e dentre as ações a serem realizadas, ocorre o I Seminário sobre Justiça Restaurativa no Ifac tendo como objetivo promover um espaço de reflexão sobre o conflito no ambiente escolar, apresentando a Justiça Restaurativa (JR) como um conjunto de práticas, metodologias que podem colaborar na resolução de conflitos, tendo as partes envolvidas como protagonistas no processo restaurativo.

Público-alvo: docentes, servidores e estudantes dos Campi Rio Branco, Baixada do Sol e servidores da Reitoria.

1 de Novembro de 2022
Auditório IFAC - Campus Rio Branco - Av Brasil, 920 - Conj Xavier Maia Rio Branco - Ac
+5568992027921 - luciene.pinheiro@ifac.edu.br

Início: 26/10/2022