Este evento tem por objetivo promover e estimular o espírito empreendedor na formação discente, bem como ampliar o relacionamento existente entre o Campus Baixada do Sol, as instituições e o mercado.
23 de Setembro de 2021
Plataforma Google Meet - O link de acesso será disponibilizado 1 hora antes do evento, por e-mail, somente aos inscritos.
None -
emanuele.hernandes@ifac.edu.br
Início: 23/09/2021
Término: 23/09/2021
PALESTRANTE: Joseli Christine Mendonça Machado Quaresma
O cenário de pandemia trouxe gatilhos, adiantou dilemas, além de ter trazido muitos lutos de vida e no trabalho. As transições de carreira se acentuaram e a própria visão do empreender mudou, seja no mundo do trabalho (abrindo o seu próprio negócio por oportunidade ou necessidade) ou na vida, com ações necessárias para a identificação de novas possibilidades, em tempos cada vez mais instáveis e complexos. Assim, esta palestra tem como objetivo trazer a compreensão do empreendedorismo aplicado à vida e à carreira como também uma possibilidade de novos rumos, novas construções de projeto de vida, tão essenciais para que a perspectiva de trabalho seja produtiva no sentido psíquico e humano, antes mesmo, de sê-lo para o mercado.
Mestranda em Educação pela Universidade Caxias do Sul, Psicóloga pela FUMEC-MG, Administradora pela UFPE, Orientadora Profissional, Especialista em Carreiras. Atualmente, Fundadora do Espaço da Carreira e Student Experience na Trybe.
Palestrantes:
PALESTRANTE: Pedro Raimundo Soares de Souza
Segundo o Relatório do Monitor Global do Empreendedorismo – GEM 2019, 53 milhões de brasileiros adultos (faixa entre 18 e 64 anos) realizavam alguma atividade empreendedora, como o envolvimento na criação ou na consolidação de um novo negócio ou na manutenção de um empreendimento já estabelecido. Só os Micro Empreendedores Individuais - MEI representam 56,7% de todos os negócios formalizados no Brasil. Pesquisas apontam que os pequenos negócios são os que mais fecham as postas nos primeiros anos de funcionamento, e a falta de conhecimento e planejamento estão entre as principais causas, assim a disseminação da cultura empreendedora, que é a criação de um ambiente capaz de estimular as características do comportamento empreendedor, como iniciativa, autoconfiança, colaboração, criatividade, resiliência e planejamento, junto aos pequenos negócios constitui-se uma ferramenta que potencializa a sua sobrevivência diante de um ambiente incerto e extremamente competitivo.
Mestre em Desenvolvimento Regional e Economista pela UFAC, Especialista e Viabilidade Econômica para Negócios Associativos pela UCSAL, atuou como Analista Técnico e Gerente da Unidade de Orientação Empresarial do SEBRAE-AC; Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/IFAC, coordenador dos projetos de criação e implantação da INCUBAC/IFAC, e de Inclusão Digital e Gestão de Pequenos Empreendimentos com o uso de Smartphone. Atualmente lotado na Diretoria de Contabilidade e Finanças do Instituto Federal do Acre.
Esta atividade não possui conteúdo programático
PALESTRANTE: Alex Barros
No cenário atual a visão empreendedora tem que estar inserida no âmbito da formação técnica profissional, tendo em vista que a geração de alimentos é uma demanda urgente em nível global, pensando nisso os discentes ainda no ambiente acadêmico devem ser estimulados a pensarem em novas alternativas de inserção no mercado de trabalho não somente como mão de obra qualificada mas também como catalisadores de desenvolvimento. Dessa forma a palestra objetiva incentivar e indicar possibilidades de empreendedorismo no setor primário do estado do Acre.
Mestrando em Economia pela Mackenzie, Administrador em Empresas pela Faculdade da Amazônia Ocidental, Especialista em Finanças e Investimentos pela PUC-RS, Colunista na CBN Rio Branco, coluna Na Ponta do Lápis, Colunista na Tv Acre, Coluna Na Ponta do Lápis, Assessor de Investimentos, XP Investimentos, Registrado na CVM.
Esta atividade não possui conteúdo programáticoPALESTRANTE: Jeovane Soares Neves
A Empresa Ruralpeixes é uma instituição de base tecnológica que atua através de uma plataforma via internet no setor de Agronegócio, exclusivamente na área de piscicultura com assistência técnica e comercialização. Ela nasceu depois de uma necessidade percebida pelo técnico em aquicultura Jeovane Neves, que já tem um histórico familiar na agricultura, e vivenciou as dificuldades enfrentadas na hora de produzir e vender certos produtos.
A assistência técnica é um dos maiores problemas para os produtores, que muitas vezes produzem, mas não dispõem de conhecimentos necessários para resolver problemas como doenças nos cultivos ou não conseguem comercializar a produção. Nesse momento em que vivemos, a transformação digital abriu várias oportunidades para ambos os lados, tanto para os clientes como para as empresas, que podem criar novos tipos de negócios com valores, serviços e produtos diferenciados,o que antes não era possível. No meio rural não é diferente e, essa transformação, que deve crescer também com a inserção de tecnologia embarcada em novos produtos e serviços.
Assim, a Ruralpeixes é uma Empresa que nasce nesse novo modelo de negócio via internet para atender as necessidades de produtores de forma prática e econômica com objetivo de gerar renda de forma sustentável.
Técnico em Aquicultura pelo IFAC - Campus Baixada do Sol, Bacharel em Administração pelo IFAC - Campus Rio Branco, e administrador da Startup Ruralpeixes.
Esta atividade não possui conteúdo programático