Empreendedorismo em Foco

banner do Empreendedorismo em Foco

Este evento tem por objetivo  promover e estimular o espírito empreendedor na formação discente, bem como ampliar o relacionamento existente entre o Campus Baixada do Sol, as instituições e o mercado.

23 de Setembro de 2021
Plataforma Google Meet - O link de acesso será disponibilizado 1 hora antes do evento, por e-mail, somente aos inscritos.
None - emanuele.hernandes@ifac.edu.br

Opções

Inscrição
Inscreva-se no evento e atividades

Início: 23/09/2021
Término: 23/09/2021

Cronograma detalhado

Tipo de atividade: Palestra

PALESTRANTE: Joseli Christine Mendonça Machado Quaresma

Resumo:

O cenário de pandemia trouxe gatilhos, adiantou dilemas, além de ter trazido muitos lutos de vida e no trabalho. As transições de carreira se acentuaram e a própria visão do empreender mudou, seja no mundo do trabalho (abrindo o seu próprio negócio por oportunidade ou necessidade) ou na vida, com ações necessárias para a identificação de novas possibilidades, em tempos cada vez mais instáveis e complexos. Assim, esta palestra tem como objetivo trazer a compreensão do empreendedorismo aplicado à vida e à carreira como também uma possibilidade de novos rumos, novas construções de projeto de vida, tão essenciais para que a perspectiva de trabalho seja produtiva no sentido psíquico e humano, antes mesmo, de sê-lo para o mercado.

Currículo da palestrante: 

Mestranda em Educação pela Universidade Caxias do Sul, Psicóloga pela FUMEC-MG, Administradora pela UFPE, Orientadora Profissional, Especialista em Carreiras. Atualmente, Fundadora do Espaço da Carreira e Student Experience na Trybe.

 

 

Palestrantes:
23/09/2021 : 09:30h às 10:30h
Tipo de atividade: Palestra

PALESTRANTE: Pedro Raimundo Soares de Souza

Resumo:

Segundo o Relatório do Monitor Global do Empreendedorismo – GEM 2019, 53 milhões de brasileiros adultos (faixa entre 18 e 64 anos) realizavam alguma atividade empreendedora, como o envolvimento na criação ou na consolidação de um novo negócio ou na manutenção de um empreendimento já estabelecido. Só os Micro Empreendedores Individuais - MEI representam 56,7% de todos os negócios formalizados no Brasil. Pesquisas apontam que os pequenos negócios são os que mais fecham as postas nos primeiros anos de funcionamento, e a falta de conhecimento e planejamento estão entre as principais causas, assim a disseminação da cultura empreendedora, que é a criação de um ambiente capaz de estimular as características do comportamento empreendedor, como iniciativa, autoconfiança, colaboração, criatividade, resiliência e planejamento, junto aos pequenos negócios constitui-se uma ferramenta que potencializa a sua sobrevivência diante de um ambiente incerto e extremamente competitivo.

Currículo do palestrante: 

Mestre em Desenvolvimento Regional e Economista pela UFAC, Especialista e Viabilidade Econômica para Negócios Associativos pela UCSAL, atuou como Analista Técnico e Gerente da Unidade de Orientação Empresarial do SEBRAE-AC; Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/IFAC, coordenador dos projetos de criação e implantação da INCUBAC/IFAC, e de Inclusão Digital e Gestão de Pequenos Empreendimentos com o uso de Smartphone. Atualmente lotado na Diretoria de Contabilidade e Finanças do Instituto Federal do Acre.

 

Esta atividade não possui conteúdo programático

Palestrantes:
  • Pedro Raimundo Soares Souza: pedro.souza@ifac.edu.br
23/09/2021 : 10:30h às 11:30h
Tipo de atividade: Palestra

PALESTRANTE: Alex Barros

Resumo:

No cenário atual a visão empreendedora tem que estar inserida no âmbito da formação técnica profissional, tendo em vista que a geração de alimentos é uma demanda urgente em nível global, pensando nisso os discentes ainda no ambiente acadêmico devem ser estimulados a pensarem em novas alternativas de inserção no mercado de trabalho não somente como mão de obra qualificada mas também como catalisadores de desenvolvimento. Dessa forma a palestra objetiva incentivar e indicar possibilidades de empreendedorismo no setor primário do estado do Acre.

Currículo do palestrante:

Mestrando em Economia pela Mackenzie, Administrador em Empresas pela Faculdade da Amazônia Ocidental, Especialista em Finanças e Investimentos pela PUC-RS, Colunista na CBN Rio Branco, coluna Na Ponta do Lápis, Colunista na Tv Acre, Coluna Na Ponta do Lápis, Assessor de Investimentos, XP Investimentos, Registrado na CVM.

Esta atividade não possui conteúdo programático

Palestrantes:
23/09/2021 : 14:00h às 14:50h
Tipo de atividade: Palestra
PALESTRANTE: Evandro Alves
Resumo:
A Agroindústria de Açaí é uma iniciativa que surgiu do sonho do Técnico em Agroecologia Evandro Alves, e visa fortalecer a cadeia produtiva do fruto, gerando mais empregos e renda. O investimento contou com apoio do SEBRAE e de um investidor, que ajudou a tirar o sonho do papel. A operação da Agroindústria de Açaí promove geração de empregos diretos e indiretos para mais de 25 famílias, sendo a maioria delas localizadas na região de Feijó. O empreendimento busca junto a esses pequenos produtores rurais o desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí no Estado do Acre.
A Agroindústria conta com uma área de processamento de 165 metros quadrados, equipamentos e utensílios específicos para uma produção de até 250 kg de polpa por hora, com alta qualidade, seguindo rigorosamente os padrões de exigência previstos na legislação vigente. A produção está voltada para atender demandas de sorveterias, lanchonetes e o consumidor em geral.
Currículo do palestrante: 
Técnico em Agroecologia pelo IFAC - Campus Baixada do Sol, aluno do Curso Técnico em Zootecnia no IFAC - Campus Baixada do Sol, e proprietário da empresa Açaí do Evandro.
Esta atividade não possui conteúdo programático

Palestrantes:
  • Evandro Alves de Souza : evandrosouzahd3@gmail.com
23/09/2021 : 14:50h às 15:20h
Tipo de atividade: Palestra

PALESTRANTE: Jeovane Soares Neves

Resumo:

A Empresa Ruralpeixes é uma instituição de base tecnológica que atua através de uma plataforma via internet no setor de Agronegócio, exclusivamente na área de piscicultura com assistência técnica e comercialização. Ela nasceu depois de uma necessidade percebida pelo técnico em aquicultura Jeovane Neves, que já tem um histórico familiar na agricultura, e vivenciou as dificuldades enfrentadas na hora de produzir e vender certos produtos.

A assistência técnica é um dos maiores problemas para os produtores, que muitas vezes produzem, mas não dispõem de conhecimentos necessários para resolver problemas como doenças nos cultivos ou não conseguem comercializar a produção. Nesse momento em que vivemos, a transformação digital abriu várias oportunidades para ambos os lados, tanto para os clientes como para as empresas, que podem criar novos tipos de negócios com valores, serviços e produtos diferenciados,o que antes não era possível. No meio rural não é diferente e, essa transformação, que deve crescer também com a inserção de tecnologia embarcada em novos produtos e serviços.

Assim, a Ruralpeixes é uma Empresa que nasce nesse novo modelo de negócio via internet para atender as necessidades de produtores de forma prática e econômica com objetivo de gerar renda de forma sustentável.

Currículo do palestrante: 

Técnico em Aquicultura pelo IFAC -  Campus Baixada do Sol, Bacharel em Administração pelo IFAC - Campus Rio Branco, e administrador da Startup Ruralpeixes.

Esta atividade não possui conteúdo programático

Palestrantes:
  • Jeovane Neves: jeovanepm@hotmail.com
23/09/2021 : 15:30h às 16:00h