Capacitação em Relações de Trabalho no Setor Público para os servidores com o objetivo de trabalhar a escuta ativa, comunicação, interação, reconhecimento e identificação dos e entre os participantes para a promoção de um ambiente seguro de partilha pessoal, profissional e solução de situação-problema que possam surgir no ambiente de trabalho.
1 de Julho de 2025 até 3 de Julho de 2025
Reitoria Ifac - Via Chico Mendes, 3.084 - Bairro Areal. CEP: 69.906-302. Rio Branco/AC
68999479878 -
disgp.cocap@ifac.edu.br
Início: 30/06/2025
Término: 03/07/2025
Palestrante
Letícia Ioroi Krause
Psicóloga com graduação na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Especialização em Humanização na Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Tem experiência na área de psicologia da saúde, psicologia organizacional e do trabalho com ênfase na saúde do trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção de saúde mental, saúde do trabalhador e educação. Servidora pública atuando a 20 anos como psicóloga. Atualmente atua como psicóloga na área de gestão de pessoas do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, lotada no Pró Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), no Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) com atenção à saúde dos servidores.
Contato: leticiakrause@ifsul.edu.br
Programação
Dia 01 de julho de 2025 (terça-feira)
Acolhimento e Escuta Ativa
08:00-08:30
Abertura: Recepção acolhedora, apresentação dos facilitadores e dos objetivos da oficina.
08:30-09:00
Dinâmica de integração: Atividade que promova a confiança entre os participantes.
09:00-10:30
Escuta ativa: Roda de conversa para que os servidores compartilhem suas experiências, dificuldades e expectativas sobre as relações de trabalho no setor público.
10:30-12:00
Mapeamento colaborativo: A partir das falas dos participantes, será feita uma sistematização dos principais pontos levantados, como desafios nos processos de trabalho e questões relacionadas motivação.
Dinâmica de grupo: A partir do mapeamento feito no período da manhã, os servidores serão divididos em pequenos grupos para discutir possíveis soluções.
15:30-16:30
Construção coletiva de soluções: Cada grupo irá propor ações práticas para resolver os problemas identificados, com foco em melhorar os processos de trabalho e a comunicação interna.
Dia 02 de julho de 2025 (quarta-feira)
Objetivo Específico: Aprimorar o diálogo entre os campi acerca dos dilemas profissionais do cotidiano ampliando a rede de apoio e possíveis estratégias de sucesso para a solução de problemas comuns que envolvam a assistência ao estudante;
08:00-10:00
Síntese das soluções: Em plenária, os grupos apresentarão suas propostas, que serão debatidas e aprimoradas com a participação de todos.
10:00-12:00
Oficina sobre alguns aspectos do campo da motivação: Em pequenos grupos, os participantes irão compartilhar o que os motiva no trabalho e discutir como esses fatores podem ser fortalecidos no cotidiano.
14:00-16:00
Relatos de experiência dos Campi;
Dia 03 de julho de 2025 (quinta-feira)
Objetivo Específico: Aprofundar conhecimentos teóricos acerca da Legislação e Diretrizes que envolvem a Política de Assistência Estudantil e regulamentam as ações do Núcleo de Assistência ao Estudante;
08:30-09:00
Panorama de implementação da Lei 14.914/24 (Política Nacional de Assistência Estudantil) nos institutos federais;
09:00-10:00
Sigilo profissional (Conselho Regional de Serviço Social)
10:00-11:00
Sigilo profissional (Conselho Regional de Psicologia)
14:00-16:00
Construção de um plano de ação colaborativo: Com base nas discussões dos dias anteriores, os servidores irão definir estratégias para implementar as mudanças propostas nos processos de trabalho e identificar formas de manter os aspectos motivacionais como princípio para a eficiência e eficácia no trabalho desenvolvido.
16:00-17:00
Encerramento: Avaliação final do grupo sobre a oficina e considerações sobre os próximos passos.
Esta atividade não possui conteúdo programático