Capacitação em Relações de Trabalho no Setor Público

banner do Capacitação em Relações de Trabalho no Setor Público

Capacitação em Relações de Trabalho no Setor Público para os servidores com o objetivo de trabalhar a escuta ativa, comunicação, interação, reconhecimento e identificação dos e entre os participantes para a promoção de um ambiente seguro de partilha pessoal, profissional e solução de situação-problema que possam surgir no ambiente de trabalho.

1 de Julho de 2025 até 3 de Julho de 2025
Reitoria Ifac - Via Chico Mendes, 3.084 - Bairro Areal. CEP: 69.906-302. Rio Branco/AC
68999479878 - disgp.cocap@ifac.edu.br

Opções

Inscrição
Inscreva-se no evento e atividades

Início: 30/06/2025
Término: 03/07/2025

Cronograma detalhado

Tipo de atividade: Oficina

Palestrante

Letícia Ioroi Krause

Psicóloga com graduação na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Especialização em Humanização na Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).  Tem experiência na área de psicologia da saúde, psicologia organizacional e do trabalho com ênfase na saúde do trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção de saúde mental, saúde do trabalhador e educação. Servidora pública atuando a 20 anos como psicóloga.  Atualmente atua como psicóloga na área de gestão de pessoas do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, lotada no Pró Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), no Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) com atenção à saúde dos servidores.

Contato: leticiakrause@ifsul.edu.br

 

Programação

Dia 01 de julho de 2025 (terça-feira)

Acolhimento e Escuta Ativa

  • 08:00-08:30

Abertura: Recepção acolhedora, apresentação dos facilitadores e dos objetivos da oficina.

  • 08:30-09:00

Dinâmica de integração: Atividade que promova a confiança entre os participantes.

  • 09:00-10:30

Escuta ativa: Roda de conversa para que os servidores compartilhem suas experiências, dificuldades e expectativas sobre as relações de trabalho no setor público.

  • 10:30-12:00

Mapeamento colaborativo: A partir das falas dos participantes, será feita uma sistematização dos principais pontos levantados, como desafios nos processos de trabalho e questões relacionadas  motivação.

  • 14:00-15:30

Dinâmica de grupo: A partir do mapeamento feito no período da manhã, os servidores serão divididos em pequenos grupos para discutir possíveis soluções.

  • 15:30-16:30

Construção coletiva de soluções: Cada grupo irá propor ações práticas para resolver os problemas identificados, com foco em melhorar os processos de trabalho e a comunicação interna.

 

Dia 02 de julho de 2025 (quarta-feira)

Objetivo Específico: Aprimorar o diálogo entre os campi acerca dos dilemas profissionais do cotidiano ampliando a rede de apoio e possíveis estratégias de sucesso para a solução de problemas comuns que envolvam a assistência ao estudante;  

  • 08:00-10:00

Síntese das soluções: Em plenária, os grupos apresentarão suas propostas, que serão debatidas e aprimoradas com a participação de todos.

  • 10:00-12:00

Oficina sobre alguns aspectos do campo da motivação: Em pequenos grupos, os participantes irão compartilhar o que os motiva no trabalho e discutir como esses fatores podem ser fortalecidos no cotidiano.

  • 14:00-16:00

Relatos de experiência dos Campi;

 

Dia 03 de julho de 2025 (quinta-feira)

Objetivo Específico: Aprofundar conhecimentos teóricos acerca da Legislação e Diretrizes que envolvem a Política de Assistência Estudantil e regulamentam as ações do Núcleo de Assistência ao Estudante; 

  • 08:30-09:00

Panorama de implementação da Lei 14.914/24 (Política Nacional de Assistência Estudantil) nos institutos federais;

  • 09:00-10:00

Sigilo profissional (Conselho Regional de Serviço Social)

  • 10:00-11:00

Sigilo profissional (Conselho Regional de Psicologia)

  • 14:00-16:00

Construção de um plano de ação colaborativo: Com base nas discussões dos dias anteriores, os servidores irão definir estratégias para implementar as mudanças propostas nos processos de trabalho e identificar formas de manter os aspectos motivacionais como princípio para a eficiência e eficácia no trabalho desenvolvido.

  • 16:00-17:00

Encerramento: Avaliação final do grupo sobre a oficina e considerações sobre os próximos passos.

Esta atividade não possui conteúdo programático

Palestrantes:
01/07/2025 até 03/07/2025 : 08:00h às 17:00h