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Minuta de Edital

Processo nº 0094427.00003548/2020-23

EDITAL Nº 02/2020/PROINP/IFAC

CONCESSÃO DE BOLSAS

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNPq/IFAC - 2020/2021

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROINP), torna público o Edital de Seleção de propostas de projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), conforme Protocolo de Cooperação Técnica firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o IFAC, para serem desenvolvidos no período de agosto de 2020 a julho de 2021.

 

1. DOS OBJETIVOS

1.1. Selecionar estudantes para desenvolver projetos de pesquisa vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af);

1.2. Conceder bolsas a estudantes de cursos superiores do IFAC, as quais serão pagas mensalmente, o valor de R$ 400,00 no período de 12 meses, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) diretamente aos estudantes. A concessão de bolsas será de acordo com as diretrizes e tabelas de valores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conforme Resolução Normativa n° 017/2006 do CNPq e Resoluções nº. 140/2013-IFAC e 195/2014-CONSU-IFAC, que regulamentam a pesquisa científica no IFAC.

1.3. São objetivos nacionais do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC):

a. possibilitar o acesso e a integração do estudante ao ambiente acadêmico e à cultura científica;

b. contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, que se dedicarão a qualquer atividade profissional;

c. contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; e

d. promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes tipos de público, alcançando amplos setores da sociedade, em articulação com especialistas, grupos e instituições que atuam nas áreas de educação formal e não formal.

 

1.4. As bolsas terão vigência de Agosto de 2020 a Julho de 2021 e deverão estar vinculadas a projetos de pesquisa que apresentem aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), definidas por meio das Portarias nº 1.122, de 19.03.2020 e nº 1.329 de 27.03.2020:

a. Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira.

b. Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia.

c. Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços.

d. Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental.

e. Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas.

 

2. DOS PROGRAMAS

2.1. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

É um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. O PIBIC tem como principais objetivos: contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; possibilitar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

 

2.2. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af)

É um programa que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa de natureza pública. Seu objetivo é ampliar a participação em atividades acadêmicas de iniciação científica dos beneficiários de políticas de ação afirmativa, em especial as que são destinadas à correção das desigualdades raciais, para ingresso no Ensino Superior. O PIBIC-Af tem como principais objetivos: contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa entre os beneficiários de políticas de ações afirmativas para ingresso no Ensino Superior; Contribuir para a formação científica de recursos humanos entre os beneficiários de políticas de ações afirmativas para ingresso no Ensino Superior destinados

a qualquer atividade profissional; Possibilitar o acesso e a integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas para ingresso no Ensino Superior à cultura científica.

 

3. DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS

 

3.1. DO ORIENTADOR/COORDENADOR

3.1.1. Ser servidor integrante do quadro de pessoal permanente do IFAC;

3.1.2. Possuir titulação de doutor;

3.1.3. Possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado nos últimos 6 (seis) meses;

3.1.4. Estar vinculado a um grupo de pesquisa;

3.1.5. O orientador/coordenador poderá submeter até 2 (dois) projetos com um bolsista em cada, sendo um projeto para cada programa (PIBIC e PIBIC-Af). Outros estudantes poderão participar do projeto como voluntários. Caso, o orientador/coordenador submeta mais de um projeto por programa, apenas a última proposta será considerada;

3.1.6. Não se encontrar inadimplente e/ou com pendências com os programas institucionais vinculados à PROINP/IFAC;

3.1.7. Não estar licenciado/afastado do IFAC ao ato de submissão da proposta;

3.1.8. Não poderá submeter proposta a este Edital se estiver previsto afastamento do IFAC, por um período superior a 3 (três) meses, durante o período de vigência do projeto;

3.1.9. É vedada ao orientador/coordenador repassar a outro a orientação de seu(s) bolsista(s). Em caso de impedimento eventual do orientador/coordenador, como por exemplo, afastamento do IFAC por 3 (três) meses ou mais, mesmo com atestado médico, redistribuição e exoneração, o orientador/coordenador deverá devolver a(s) bolsa(s) à PROINP, para atender à ordem de classificação dos projetos de pesquisa;

3.1.10. É vedada ao orientador/coordenador a indicação de bolsista, que seja seu cônjuge, companheiro ou parente em linha reta colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive;

3.1.11. Quando solicitado, o orientador/coordenador deverá apresentar resultados do(s) projeto(s) à PROINP;

3.1.12. Apresentar juntamente com o bolsista, relatório parcial (ao final de seis meses do início da vigência do projeto) e final (no máximo 30 dias após a vigência do projeto), conforme formulários próprios;

3.1.13. Os orientadores/coordenadores que não apresentarem os relatórios e tiverem bolsistas que não participarem do Evento Anual de Iniciação Científica do IFAC ficarão inadimplentes na PROINP;

3.1.14. É vedada a submissão de projetos por membros titulares do Comitê Científico Institucional e pessoas envolvidas na avaliação deste edital. Caso os membros titulares do comitê e demais envolvidas na avaliação desejem submeter projetos a este edital, devem enviar uma declaração devidamente assinada para o e-mail da Coordenação de Programas de Pesquisa <proinp.copp@ifac.edu.br>, justificando o interesse de enviar propostas e indicando o seu substituto para participar da avaliação. No caso de membro do comitê, o substituto deverá ser um membro suplente. Estes substitutos também deverão assinar a declaração;

3.1.15. O orientador/coordenador deve ter o Currículo Lattes atualizado nos últimos 6 (seis) meses na plataforma Lattes do CNPq;

 

3.2. DO ESTUDANTE

3.2.1. Ser indicado pelo pesquisador responsável pelo projeto. Cada estudante poderá ser indicado uma única vez a este Edital;

3.2.2. Estar regularmente matriculado em curso superior do IFAC;

3.2.3. Estar cursando, no máximo, o penúltimo semestre de seu curso no início do desenvolvimento do projeto, inclusive nos casos de renovação;

3.2.4. Não se encontrar inadimplente e/ou com pendências com os programas institucionais vinculados à PROINP/IFAC;

3.2.5. Possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado nos últimos 6 (seis) meses;

3.2.6. Caso a bolsa seja do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), o estudante deverá ter ingressado no IFAC por meio do Sistema de Cotas;

3.2.7. Na implementação da bolsa e durante sua vigência, o estudante não pode possuir vínculo empregatício e/ou acumular bolsas com outras de iniciação científica do IFAC, CNPq ou quaisquer agências nacionais, estrangeiras ou internacionais, participar de monitoria remunerada, estágio remunerado. Não é considerado acúmulo de bolsas o recebimento de bolsas de assistência estudantil que objetivam manutenção ou permanência do estudante, e apresentam finalidades distintas da iniciação científica;

3.2.8. Dedicar-se integralmente às atividades de pesquisa, no período mínimo de 20 (vinte) horas semanais;

3.2.9. Possuir em seu nome, no ato da implementação da bolsa, conta corrente do Banco do Brasil. Não pode ser conta conjunta ou poupança;

3.2.10. É vedada a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais estudantes;

3.2.11. Não será permitido a concessão de bolsa a quem estiver em débito, de qualquer natureza, com o CNPq, com outras agências ou instituições de fomento à pesquisa;

3.2.12. Apresentar juntamente com o orientador/coordenador, relatório parcial (ao final de seis meses do início da vigência do projeto) e final (no máximo 30 dias após a vigência do projeto), conforme formulários próprios, os relatórios deverão ser entregues na Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão (COPIE) do Campus de origem do projeto;

3.2.13. O estudante, juntamente com o orientador/coordenador, deverá encaminhar obrigatoriamente resumo resultante do projeto ou outra forma a ser definida pela PROINP para publicação nos Anais do Evento Anual de Iniciação Científica do IFAC;

3.2.14. O estudante deve apresentar obrigatoriamente o resumo resultante do projeto no Evento Anual de Iniciação Científica do IFAC, na modalidade pôster e/ou apresentação oral a ser definida pela PROINP;

3.2.15. Os estudantes bolsistas que não apresentarem os relatórios e não apresentarem resumos resultantes do projeto no Evento Anual de Iniciação Científica do IFAC não receberão certificados e ficarão inadimplentes na PROINP.

 

4. DA SUBMISSÃO DO PROJETO

4.1. A submissão das propostas de projeto e a documentação necessária na submissão devem ser encaminhadas pelo coordenador/orientador, exclusivamente via Internet, através do sistema de Eventos Acadêmicos e Científicos, PIBIC e PIBIC – Af CNPq/IFAC 2020-2021 no endereço eletrônico <https://eventos.ifac.edu.br/> até às 23:00 horas, horário do Acre, da data limite de submissão, descrita no item 9;

4.2.  Não serão aceitas submissões fora do prazo estabelecido no edital e que não estejam com a documentação completa exigida. A PROINP não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos no sistema de Eventos Acadêmicos e Científicos. Os projetos submetidos com erro nos arquivos anexados não serão aceitos;

4.3.  Todos os formulários atualizados e que devem ser utilizados na submissão do projeto de pesquisa e demais exigências durante a vigência do projeto estão em anexo neste Edital, e disponíveis em <https://portal.ifac.edu.br/formul%C3%A1rios-da-proinp/category/46-iniciacao-cientifica.html>. Os formulários devem estar com as informações solicitadas digitadas e devidamente assinados, caso não cumpra com estas exigências a proposta será desclassificada; As assinaturas podem ser realizadas pelo SEI acompanhadas de despacho ou no formato de bloco de assinaturas. Depois, basta fazer o download e inserir o documento no sistema de eventos.

4.4. O Campus de execução do projeto corresponde onde as atividades do projeto serão desenvolvidas, o qual será denominado “Campus de Execução do Projeto”, podendo ser: Campus Rio Branco, Campus Baixada do Sol, Campus Xapuri, Campus Sena Madureira, Campus Tarauacá ou Campus Cruzeiro do Sul.

4.5. Os servidores lotados na Reitoria devem marcar no formulário para institucionalização de projetos de pesquisa no IFAC, um dos campi acima, mesmo que este projeto seja desenvolvido na Reitoria, para que a COPIE do campus citado acompanhe o projeto, além disso escolher uma modalidade de acordo com item 4.4;

4.6.  A quantidade de projetos aceitos para avaliação será de acordo com item 3.1.5. Caso o orientador/coordenador submeta mais de um projeto com o mesmo título, dentro do prazo de submissão, apenas o último dos projetos de mesmo título será considerado e encaminhado para avaliação;

4.7.  Em se constatando propostas idênticas ou similares apresentadas por diferentes coordenadores, todas serão desclassificadas;

4.8.  O programa PIBIC ou PIBIC-Af deve ser indicado pelo orientador/coordenador no formulário de inscrição do estudante;

4.9.  Orientador/coordenador com projeto que envolva pesquisa com seres humanos, patrimônio genético, animais, bem como aqueles de acesso ao conhecimento tradicional associado para fins de pesquisa científica, deverá anexar o protocolo de encaminhamento do projeto ao comitê competente;

4.10. Orientador/coordenador e estudantes que não atendam a algum dos requisitos previstos neste Edital serão automaticamente desclassificados.

 

5. DOS DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

5.1. Plano de Trabalho/Projeto de Pesquisa (Anexo 1) sem qualquer tipo de identificação dos autores. Este arquivo deverá ser submetido somente em formato PDF, o qual não deve ultrapassar 2 Mb;

5.2. Plano de Trabalho específico do bolsista (Anexo 2);

5.3. Formulário para institucionalização de projetos de pesquisa no IFAC, Diretoria de Pesquisa – PROINP (Anexo 3). As assinaturas do Diretor Geral da Unidade e do Coordenador de Pesquisa, Inovação e Extensão neste formulário certifica a anuência dos mesmos com a realização do projeto; As assinaturas poderão ser realizadas via SEI;

5.4. Documento que comprove participação do coordenador/orientador em grupo de pesquisa certificado do Diretório de Grupos de Pesquisa – DGP/CNPq;

5.5. Documento comprobatório de cadastro do projeto no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado – SisGen, especificamente nos casos que envolvam o acesso ou utilização de Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado.

5.6. Currículo Lattes do estudante atualizado nos últimos 6 meses na plataforma Lattes do CNPq;

5.7. Cópia do RG e CPF do estudante;

5.8. Comprovante de matrícula emitido pelo registro acadêmico do campus, com a indicação da forma de ingresso do aluno (indicar se o estudante ingressou por ampla concorrência ou por cotas, identificando qual a cota);

5.9. Formulário de inscrição do estudante bolsista (Anexo 4);

5.10. Formulário de inscrição do estudante voluntário (Anexo 5), somente para os projetos que forem ter alunos de forma voluntária. Se este aluno, for menor de idade, também deve ser enviado a declaração dos pais ou responsável autorizando a participação do mesmo (Anexo 6).

5.11. Declaração dos pais ou responsável, autorizando o estudante a participar do projeto de pesquisa, nos casos em que o estudante seja menor de idade (Anexo 6);

5.12. Termo de aceite de orientação (Anexo 7);

5.13. Currículo Lattes do orientador atualizado nos últimos 6 meses na plataforma Lattes do CNPq;

Parágrafo único: para instruções, orientações e demais questionamentos sobre o cadastro de projetos no SISGEN deverá ser consultada a Lei 13.123, de 20 de maio de 2015 e decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016 CGEN – SISGEN, bem como o informativo do Instituto Federal do Acre com orientações sobre o uso do sistema SISGEN. Este informativo poderá ser consultado pelo endereço eletrônico https://portal.ifac.edu.br/images/conteudo/documentos/proinp/informativo_ifac_sisgen.pdf .

 

6. DOS RECURSOS FINANCEIROS

6.1. Os recursos disponíveis para este edital serão voltados para custeio das bolsas de iniciação científica referentes à parte do orçamento CNPq/IFAC.

6.2. Cada projeto selecionado terá direito a uma bolsa de iniciação científica e o coordenador do projeto deverá indicar um estudante bolsista na modalidade PIBIC ou PIBIC-Af (Ambas de curso superior).

6.3. O valor da bolsa PIBIC ou PIBIC-Af será de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

 

7. DA ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO DOS PROJETOS

7.1.  A avaliação do mérito do projeto será feita por dois avaliadores, preferencialmente (01) um membro do Comitê Científico Institucional ou consultor ad hoc interno e (01) um membro do Comitê Externo ou consultor ad hoc externo, de acordo com planilha de avaliação específica (Anexo 8);

7.2. A classificação das propostas será em ordem decrescente, de acordo com a pontuação final obtida, resultante da média das duas avaliações. Caso as notas das duas avaliações apresentem diferença de 50% de uma para outra, o projeto será submetido a um terceiro avaliador ad hoc externo, e a nota deste terceiro avaliador formará a nota média com uma das duas primeiras notas, no caso a que mais se aproxime com a nota deste terceiro avaliador;

7.2.1. Não será recomendado o projeto que obtiver nota final < 40 pontos;

7.2.2. Será recomendado o projeto que obtiver nota final ≥ 50 pontos;

7.2.3. Se os projetos recomendados não contemplarem o número de bolsas a serem custeadas, os projetos que obtiveram nota final ≥ 40 e < 50 pontos serão liberados para edição do orientador/coordenador, por tempo determinado, baseado no parecer dos avaliadores. Após isto, o projeto será enviado a PROINP para avaliação e nova classificação para as vagas remanescentes;

7.2.4. Critérios para desempate. Os itens I, II e III serão contabilizados de acordo com o lattes anexado na submissão do projeto;

  1. Número de artigos completos publicados em periódicos;
  2. Número de resumos expandidos publicados em anais de congressos;
  3. Número de resumos publicados em anais de congressos;
  4. Tempo de efetivo exercício no IFAC;
  5. Maior idade, conforme dispõe o artigo 27 da Lei 10.741 de 01 de outubro de 2003;

7.3. Fica a cargo da PROINP, após a análise dos pareceres, efetuar a classificação, a divulgação e a homologação dos resultados;

7.4.  Os recursos administrativos conforme o modelo (Anexo 9) devem ser enviados para o e-mail <recursosproinp@ifac.edu.br> e serão julgados por membros do Comitê Científico Institucional do IFAC.

 

8. INÍCIO, DURAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS PROJETOS

  1. Os projetos deverão ter a duração máxima de 12 (doze) meses. Qualquer alteração no cronograma e execução do projeto deverá ser justificada junto ao Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus e encaminhada à PROINP.
  2. A prestação de contas dos projetos contratados é de responsabilidade dos coordenadores, deverá ser feita na COPIE do campus e dar-se-á através dos itens relacionados abaixo, de acordo com cronograma do edital no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o encerramento do projeto. Os formulários necessários nos itens abaixo estão disponíveis em <http://www.ifac.edu.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=430&Itemid=155>;

8.2.1. Entregar relatórios de monitoramento¸ conforme modelo Anexo 10 deste edital.

8.2.1. São considerados relatórios de monitoramento o relatório parcial e o relatório final.

8.2.2. É exigido o relatório parcial:

  1. A cada 6 (seis) meses para projetos com vigência até 15 (quinze) meses;
  2. A cada 12 (doze) meses para projetos com vigência igual ou superior a 15 (quinze) meses.

8.2.3. O prazo para entrega do relatório parcial ou final é de 30 (trinta) dias cumprida as etapas dos itens “a” e “b”, e após o término do projeto.

8.2.4. Os resultados dos projetos aprovados neste edital deverão ser publicados em forma de artigo científico em revistas e periódicos, após o final da execução do projeto, dentro do prazo máximo de até 1 (um) ano.

  1. a publicação, o artigo e/ou resumo deverão ser encaminhados para PROINP como forma de comprovação e encerramento do processo, caso não haja pendências.

 

O não cumprimento dos itens da prestação de contas poderá ocasionar pena de suspensão da bolsa, impedimento de concorrer aos próximos editais, devolução dos recursos pelo coordenador do projeto, além de ficar inadimplente junto a PROINP.

 

9. DO CRONOGRAMA

O presente edital seguirá o cronograma estabelecido na tabela a seguir:

 

Cronograma para execução do edital.

Etapa

Data

Lançamento do Edital

15/05/2020

Período para impugnação do Edital

16/05/2020 a 19/05/2020

Período das submissões on-line das propostas de projeto de pesquisa pelo sistema de Eventos Acadêmicos e Científicos

20/05/2020 a 11/07/2020

Divulgação de inscrições deferidas

14/07/2020

Período de recurso para inscrições indeferidas

15/07/2020 a 16/07/2020

Apreciação dos recursos

17/07/2020 a 18/07/2020

Divulgação dos resultados dos recursos e relação definitiva de inscritos

20/07/2020

Avaliação dos projetos

20/07/2020 a

24/07/2020

Divulgação do resultado preliminar no site do IFAC

28/07/2020

Período de recurso administrativo sobre o resultado preliminar

29/07/2020 a 30/07/2020

Divulgação dos resultados dos recursos e Homologação do resultado final no site do IFAC

31/07/2020

Período das atividades do programa

01/08/2020 a 30/07/2020

Implementação/termo de aceite das bolsas no sistema do CNPq

06/08/2020

 

10. DOS PROJETOS DE PESQUISA QUE DEVEM SER ENVIADOS AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

10.1. No caso do projeto ser aprovado no edital, as pesquisas que envolvam experimentação com seres humanos ou animais, técnicas de engenharia genética ou organismos geneticamente modificados, os orientadores/coordenadores devem enviar o comprovante de aprovação do Comitê de Ética, até o final da vigência do projeto para o e-mail <proinp.copp@ifac.edu.br>. Se o comprovante não for enviado, o orientador/coordenador ficará inadimplente junto à PROINP;

10.2.  O procedimento para obtenção de certificado junto à comissão ou comitê de ética é de responsabilidade do coordenador do projeto de pesquisa.

 

11. DAS OBRIGAÇÕES

11.1. A concessão da bolsa aos projetos contemplados fica condicionada ao correto fornecimento, pelo orientador/coordenador e estudante, de todos os itens necessários a efetiva implementação do benefício, que são:

11.1.1. Entrega da documentação do orientador/coordenador e estudante, conforme item 5 deste Edital. Ao atendimento deste item fica condicionada a realização, pela PROINP, a indicação do estudante como bolsista do CNPq.

11.1.2. Para a implementação da bolsa, faz-se necessário o registro, pelo estudante, do Termo de Aceite da Bolsa, enviado pelo CNPq ao e-mail que o estudante cadastrou no Currículo Lattes. O CNPq recomenda que o estudante não cadastre contas de e-mail do Hotmail, pois o e-mail enviado pelo CNPq é reconhecido como lixo eletrônico;

11.1.3. A efetivação da implementação da bolsa deve correr até o dia 10 (dez) de cada mês para que o estudante tenha direito ao benefício do mês vigente. As bolsas com implementação efetivadas após essa data perderão o direito ao recebimento da mensalidade do mês vigente, considerando que as normas do CNPq não preveem pagamento retroativo;

11.1.4. O orientador/coordenador e o estudante devem referenciar os programas PIBIC e/ou PIBIC-Af ao qual estão vinculados nas publicações, e apresentações. Além disso, devem citar a agência de fomento da bolsa CNPq e o IFAC;

11.1.5. Devolver ao CNPq, em valores atualizados, a(s) bolsa(s) recebidas indevidamente.

 

12. DO CANCELAMENTO E SUBSTITUIÇÃO DO BOLSISTA

12.1. O orientador/coordenador poderá, mediante justificativa por escrito, solicitar a substituição do estudante bolsista, podendo indicar outro estudante para sua vaga, por meio de formulário de substituição do bolsista (Anexo 11). Não será permitida a substituição do bolsista nos dois últimos meses de execução do projeto, a não ser pelo bolsista voluntário que tenha sido indicado no máximo até 04 (quatro) meses do início da execução do projeto;

12.2. O estudante que solicitar o cancelamento de sua participação como bolsista no projeto, deverá encaminhar justificativa por escrito, e deverá apresentar relatório final de suas atividades, dentro do prazo de até 30 dias após o pedido de cancelamento, sob pena de ficar inadimplente junto à PROINP;

12.3. Os estudantes substituídos não poderão retornar ao programa durante a mesma vigência;

12.4. A substituição do bolsista solicitada até o 5º dia do mês, será implementada dentro do referido mês. Após essa data, a substituição do bolsista será implementada no mês seguinte;

12.5. Não haverá pagamento retroativo;

12.6. A bolsa poderá ser cancelada pela PROINP pelo não cumprimento das exigências do programa e pelos motivos:

12.6.1. Desempenho insuficiente;

12.6.2. Mudança de agência de fomento;

12.6.3. Desistência da bolsa a pedido do proponente;

12.6.4. Exoneração ou demissão do orientador/coordenador do IFAC;

12.6.5. Acúmulo de bolsa de outra agência ou similar a iniciação científica do próprio IFAC;

12.6.6. Não atende aos critérios/requisitos exigidos pelo IFAC;

12.6.7. Falecimento do proponente;

12.6.8. Outro motivo, justificar a parte.

 

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. Orientadores/coordenadores e estudantes com pendências de entrega de relatórios nos 24 (vinte e quatro) meses anteriores a publicação deste Edital, terão até o último dia de submissão das propostas, para a regularização de sua situação junto a PROINP, sob pena de terem seus projetos automaticamente desclassificados;

13.2. Ficam impedidos de participar neste edital os servidores e discentes que tiveram seus projetos cancelados nos 12 (doze) meses anteriores a publicação deste Edital;

13.3. O orientador/coordenador deve comunicar à COPIE do campus qualquer alteração no projeto ou bolsista, a qual deverá encaminhar para o e-mail <proinp.copp@ifac.edu.br>, devendo a mesma ser autorizada ou rejeitada pela PROINP antes de sua efetivação;

13.4. O IFAC reserva-se o direito de, durante a execução do projeto, promover visitas técnicas ou solicitar informações adicionais visando aperfeiçoar o sistema de Avaliação e Acompanhamento;

13.5. As informações geradas com a implementação das propostas selecionadas e disponibilizadas na base de dados do IFAC serão de domínio público;

13.6. Caso os resultados do projeto ou o relatório em si venham a ter valor comercial ou possam levar ao desenvolvimento de um produto ou método envolvendo o estabelecimento de uma patente, a troca de informações e a reserva dos direitos, em cada caso, dar-se-ão de acordo com o estabelecido nas Lei de Inovação nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto nº 5.563, de 11 de outubro de 2005, Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação, Resoluções140/2013 IFAC, 195/2014 CONSU-IFAC, 67/2015 CONSU-IFAC;

13.7. A implementação das bolsas está condicionada à cota institucional e ao valor de bolsas disponibilizadas pelo CNPq;

13.8. É vedado a qualquer membro do Comitê Científico Institucional, consultor ad hoc interno, membro do Comitê Externo ou consultor ad hoc externo, avaliar propostas de projetos em que: esteja participando da equipe do projeto seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou na colateral, até o terceiro grau; ou esteja litigando judicial ou administrativamente com qualquer membro da equipe do projeto ou seus respectivos cônjuges ou companheiros;

13.9. Informações adicionais sobre este Edital, esclarecimentos sobre o preenchimento dos formulários e submissão dos projetos poderão ser feitas junto aos coordenadores de pesquisa dos campi ou pelo e-mail proinp.copp@ifac.edu.br;

 

14. DA CLÁUSULA DE RESERVA

Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela PROINP, bem como pelas demais instâncias superiores do IFAC, caso seja necessário.

 

15. MODALIDADES DE BOLSAS E COTAS DO CNPq, ATÉ A ABERTURA DO EDITAL

 

15.1. Quadro demonstrativo das quantidades de bolsas do CNPq por modalidade com base nas premissas já presentes até a abertura do edital:

 

Programa de bolsas

Quantidade

PIBIC

12

PIBIC-Af

2

Total  

14

 

15.2. As quantidades de bolsas do CNPq por programa pode ser sofrer alterações após confirmação das cotas concedida pelo CNPq ao IFAC.

 

 

 

 

 

 

 


 


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Documento assinado eletronicamente por Valéria Rigamonte Azevedo de Assis, Coordenador(a) de Programas de Pesquisa, em 07/05/2020, às 23:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXOS AO Minuta de Edital

ANEXO 1

 

PLANO DE TRABALHO

PROJETO DE PESQUISA (PROINP/IFAC)

 

ORIENTAÇÕES

(Devem ser deletadas após a conclusão da escrita do projeto)

 

  1. Preenchimento obrigatório, letra Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5; parágrafo 1,25. Não colocar nenhuma identificação do coordenador do projeto neste arquivo, pois isto já é feito no formulário para institucionalização de projetos.

 

  1. O item Parcerias só deverá ser preenchido, se existir termos de parcerias assinados com o IFAC.

 

  1. Caso o projeto possua financiamento de Edital Interno (IFAC), o item orçamento deste formulário deverá ser obrigatoriamente preenchido, exceto para Editais de custeio de bolsas.

 

  1. Caso o projeto seja financiado por Edital Externo ou de Pós-graduação, devem preencher somente o formulário para institucionalização de projetos e anexar o Projeto do Edital Externo ou de Pós-Graduação a este formulário.

 

TÍTULO DO PROJETO (OBRIGATÓRIO)

1) Resumo do Projeto (máximo de 250 palavras)

Palavras-chave: Adicionar ao final do resumo no máximo cinco palavras-chave.

 

 

2) Introdução (máximo de 1 página)

 

 

3) Fundamentação Teórica (máximo de 2 páginas)

 

 

4) Objetivos (Geral e Específicos) (máximo de 1 página)

 

 

 

 

5) Metodologia ou Material e Métodos (máximo de 2 páginas)

 

6) Resultados e/ou Impactos Esperados (Soluções de problemas regionais e/ou nacionais, internacionais, Publicações, Produtos e Patentes) (máximo de 1 página)

 

 

 

 

7) Parcerias (Preencher somente se existir termos de parcerias assinados com o IFAC, identificar e descrever sucintamente o papel da parceria - máximo de 1 página)

 

 

 

 

8) Referências (Segundo as normas da ABNT, máximo de 2 páginas)

 

_________________________________________________________________________

 

9) Orçamento Geral (Caso o projeto possua financiamento de Edital Interno (IFAC), o item orçamento deste formulário deverá ser obrigatoriamente preenchido, exceto Editais somente para custeio de bolsas).

MATERIAL PERMANENTE

Item

Descrição Detalhada

Unidade

Quantidade

Valor Unitário

Valor Total

1

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

Sub-Total

 

MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

 

 

 

Item

Descrição Detalhada

Unidade

Quantidade

Valor Unitário

Valor Total

1

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

Sub-Total

 

 

 

 

 

SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOA FÍSICA

Item

Descrição Detalhada

Unidade

Quantidade

Valor Unitário

Valor Total

1

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

Sub-Total

 

SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOA JURÍDICA

Item

Descrição Detalhada

Unidade

Quantidade

Valor Unitário

Valor Total

1

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

Sub-Total

 

TOTAL GERAL

 

 

                                        

 

10) Cronograma de Execução do Projeto de Pesquisa (Observar para que o início de execução do projeto seja igual ao início previsto no cronograma do edital).

 

Descrição das Atividades

2020

2021

A

S

O

N

D

J

F

M

A

M

J

J

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 2

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO ESPECÍFICO DO BOLSISTA

 

  1. DADOS DO BOLSISTA

NOME:

 

 

RG:

 

 

CPF:

 

CURSO:

 

PERÍODO:

 

CAMPUS:

 

 

2. Nome do projeto/programa

 

 

 

 

 

 

3. Nome do Coordenador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrição das Atividades

2020

2021

A

S

O

N

D

J

F

M

A

M

J

J

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                    

____/____/20___

___________________________________

Nome e assinatura do Bolsista

 

___________________________________

Nome e Assinatura do Coordenador

 

ANEXO 3

 

FORMULÁRIO PARA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PROJETOS DE EDITAIS PIBIC, PIBIC-Af E PIBITI

(Portarias MCTIC nº 1.122, de 19.03.2020 e nº 1.329 de 27.03.2020)

 

 (Todos os campos do formulário são de preenchimento obrigatório. Formulários preenchidos com erros não serão aceitos)

DADOS DO COORDENADOR

1. Dados Pessoais                                                                       

Nome

SIAPE

 

 

E-mail

Telefone

 

 

2. Titulação

☐Especialista

☐Mestre

☐Doutor

☐Pós-doutor

3. Cargo no IFAC

4. Regime de Trabalho

☐Docente

☐TAE

20 h  ☐

40 h ☐

DE  ☐

5. Campus

☐Baixada do Sol

☐Cruzeiro do Sul 

☐Rio Branco

☐Sena Madureira

☐Tarauacá

☐Xapuri

 

 

                   
 

 

DADOS DO PROJETO

1. Título do Projeto de Pesquisa

 

2. Palavras-chave (no máximo cinco)

 

 

 

 

 

3. Modalidade do Projeto

☐Edital Interno (*)

☐Edital Externo (*)

☐Fluxo contínuo

(*) Especificar Edital

 

4. Fonte Financiadora (1)

☐IFAC

☐CNPq

☐CAPES

☐FAPAC

☐Outra . Especificar: _____________

☐Sem fonte financiadora

(1) Caso o projeto possua financiamento de Edital Interno (IFAC), o item orçamento do formulário do Plano de Trabalho deverá ser obrigatoriamente preenchido, exceto para Editais de custeio de bolsas. Caso o projeto seja financiado por Edital Externo, o Projeto contemplado (contendo o orçamento) deverá ser anexado a este formulário.

5.  O Projeto de Pesquisa envolve aspectos éticos?

☐Sim

☐Não

5.1 Tipo de Pesquisa (Somente preencher em caso afirmativo no item 5)

5.1.1 Seres Humanos☐

5.1.2 Animais☐

5.1.3 Conhecimentos Tradicionais

Índio ☐

Seringueiro ☐

Colono ☐

Ribeirinho ☐

Extrativista ☐

Outro:

 

6. Vigência do Projeto (mês/ano)

Início: ____/____     Término: ____/____

7. Área de Conhecimento do CNPq

Ciências Biológicas ☐

Ciências da Saúde ☐

Ciências Exatas e da Terra ☐

Ciências Humanas ☐

Ciências Agrárias ☐

Ciências Sociais Aplicadas ☐

Letras, Linguística e Arte☐                      

Engenharias ☐

 

8. Áreas de Tecnologias Prioritárias

☐Tecnologias Estratégicas

☐Tecnologias de Produção

☐Tecnologias para Qualidade de Vida

☐Tecnologias Habilitadoras

☐Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável

9. Subárea do Conhecimento do CNPq (Área de Atuação do Pesquisador)

Para maiores informações, acesse: http://www.memoria.cnpq.br/areasconhecimento/index.htm

 

10. Grupo de Pesquisa Certificado

 

11. Linha de Pesquisa relacionada ao Projeto

 

12. Equipe do Projeto

CPF

Nome

Função (3)

Carga horária (4)

Instituição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(3) Função no projeto: Coordenador; Orientador, Coorientador, Colaborador, Consultor, Bolsista, Voluntário, Outra (Especificar).

(4) Carga horária semanal de dedicação ao projeto: Para os docentes, a carga horária semanal máxima deve ser consultada na Resolução n° 001/2019 – CONSU/IFAC (Carga Horária Docente). Em relação aos TAE, a mesma deve ser consultada na Lei 8.112/90 (compensação de horário).

                                 
 

 

 

 

 

 

ANEXO 4

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO ESTUDANTE

 

1 – IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE

Nome Completo

CPF

Data de Nascimento

Sexo

RG

Órgão Emissor

UF

Data de Emissão

Matricula

Nacionalidade

País

Passaporte(*)

Visto Permanente - Período de Vigência(*)

De:       /      /      a:        /      /     

Endereço Residencial

CEP

Cidade

UF

Telefone

Celular

E-mail

Endereço do Currículo na Plataforma Lattes (link contido abaixo da data de atualização do currículo):

Data da última Atualização

 

        /        /         

Em qual modalidade está se inscrevendo? ( ) Bolsa PIBIC/CNPq

( ) Bolsa PIBIC Af/ CNPq ( ) Bolsa PIBITI/ CNPq

( ) Bolsa PIBIC/ IFAC

( ) Fluxo contínuo

( ) Auxílio a pesquisa  ( ) Projeto Institucional

( ) Produtos Inovadores

( ) Outra:                                      

2 – DADOS DO CURSO DO ESTUDANTE

Curso

Período/Ano

Previsão de conclusão do curso (Mês/ano)

Campus

Coordenação de eixo ou de curso superior

             

 

 

Téc. Nível médio  (    )     Superior  (    )

3- COMPROMISSO DO ESTUDANTE

TERMO DE ACEITE DE CONCESSÃO DE BOLSA

Declaro conhecer e atender integralmente todas as normas que regem o Programa Institucional de Bolsas do IFAC (Editais dos Programas de Iniciação Científica e Auxílio a projetos de pesquisa, bem como a resolução institucional que rege a pesquisa no IFAC) e me comprometo a cumpri-las não podendo, em nenhuma hipótese, delas alegar desconhecimento.

Declaro ainda ter ciência que:

  1. Não é permitido ter vínculo empregatício, uma vez que é dever do bolsista dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;
  2. Não é permitido executar atividade remunerada, pública ou privada no período de vigência da bolsa;
  3. Não é permitido ter outra bolsa de qualquer natureza (IFAC ou externa);
  4. É necessário dedicar um tempo mínimo de 20 (vinte) horas semanais para execução do projeto e desenvolvimento do plano de trabalho apresentado;
  5. É uma exigência dos programas apresentar os relatórios semestral (seis meses após o início do projeto) e final (no máximo 30 dias após o término do prazo para execução do projeto (12 meses);
  6. Encaminhar o resumo do trabalho para apresentação no Evento Anual de Iniciação Científica/IFAC (Pôster ou Comunicação oral), e publicação nos anais do evento;
  7. Devo mencionar nas publicações e trabalhos apresentados que sou bolsista de Iniciação Científica do IFAC;
  8. A não observância das regras acima mencionadas implicará na reposição integral do

recurso recebido pelo bolsista.

DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO, PERCEPÇÃO DE ATIVIDADE REMUNERADA OU RECEBIMENTO DE BOLSA DE QUALQUER NATUREZA

Declaro que não possuo vínculo empregatício, não exerço atividade remunerada e não

recebo bolsa de qualquer natureza (IFAC ou externa).

Declaro, para os devidos fins, conhecer as normas fixadas pelo Edital (Nº/Ano) / – PROINP/IFAC e assumo o compromisso de dedicar-me integral e exclusivamente às atividades de pesquisa/ensino durante a vigência do mesmo, além de apresentar os resultados nos eventos científicos, conforme solicitação da Pró-Reitoria de Pesquisa,

Inovação e Pós-Graduação (PROINP).

Local

Data

Assinatura do estudante

 

(*) Preencher somente se for estrangeiro.

 

 

 

 

 

ANEXO 5

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO ESTUDANTE VOLUNTÁRIO

 

 

1 – IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE

Nome Completo

CPF

Data de Nascimento

Sexo

RG

Órgão Emissor

UF

Data de Emissão

Matricula

Nacionalidade

País

Passaporte(*)

Visto Permanente - Período de Vigência(*)

De:        /       /        a:        /       /       

Endereço Residencial

CEP

Cidade

UF

Telefone

Celular

E-mail

Endereço do Currículo na Plataforma Lattes (link contido abaixo da data de atualização do currículo):

Data da última Atualização

 

         /         /           

2 – DADOS DO CURSO DO ESTUDANTE

Curso

Período/Ano

Previsão de conclusão do curso (Mês/ano)

Campus

Coordenação de eixo ou de curso superior

Téc. Nível médio   (     )      Superior   (     )

Declaramos que o aluno (a)                                                                        , estudante do curso de                                                                          ,       matrícula      nº                    ,       Campus

                                                                        realizará    Trabalho    Voluntário,    no    projeto

           

 

 

 

 

                                                                                                                                              , sob orientação do coordenador (a)                                                                                               , no período  de       /     /              a       /     /              . Declaramos ainda que as atividades desenvolvidas pelo (a) aluno durante o projeto não atrapalharão as suas demais atividades de ensino.

 

                                                 ,               de                                    de                   .

 

 

 

 

(Nome e Assinatura do discente)

 

 

 

 

(Nome e Assinatura do Coordenador da Projeto)

 

(*) Preencher somente se for estrangeiro.

 

 

 

ANEXO 6

 

DECLARAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEL

 

 

Eu, ________________________________ portador do documento de identidade nº _________, expedido em ________, órgão expedidor _______, CPF nº _______________, responsável pelo estudante ________________________________, regularmente matriculado no Curso ______________________________, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus _________________, autorizo o mesmo a participar do Programa Institucional de Bolsas do IFAC.

 

__________________________ – AC, ____ de ________ de 20___.

 

____________________________________

Assinatura do(a) responsável

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 7

 

TERMO DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO

 

Eu, _____________________________________ portador do documento de identidade nº_________, expedido em ________, órgão expedidor _______, CPF nº_______________, SIAPE nº___________, professor e orientador credenciado junto à Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, aceito orientar o (a) acadêmico(a) ________________________________________, regularmente matriculado no Curso ______________________________, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus _________________, na realização do projeto de pesquisa_______________________________________________________________________________________________________________________, aprovado no Programa Institucional de Bolsas do IFAC, a ser executado no período (mês/ano) de ___/_____ a ___/_____.

 

Declaro ainda ter ciência do Regulamento da pesquisa do IFAC.

 

 

____________________________ – AC, ____ de _________ de 20___.

 

____________________________________

Assinatura do(a) coordenador(a)/orientador(a)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ANEXO 8

ANÁLISE DO PROJETO DE PESQUISA - AVALIADORES EXTERNOS

 

Edital:

Título do projeto:

 

Itens

Critério

Pontuação máxima /critério

Pontuação avaliador /critério

Pontuação obtida

Observações do avaliador

1. Justificativa

Apresenta contribuição para o desenvolvimento científico e/ou tecnológico, considerando a importância e aplicação para o desenvolvimento da região?

7

 

0

 

Apresenta clareza do problema e demonstração de atendimento de demanda sócio-econômico-ambiental relevante para a região?

8

 

0

 

Os objetivos são claros e compatíveis com os resultados esperados?

8

 

0

 

A pesquisa proposta no projeto pode ser aplicada para a sociedade através do ensino e/ou da extensão?

10

 

0

 

2. Fundamentação teórica

Está bem estruturada?

5

 

0

 

Dar embasamento para o problema abordado?

7

 

0

 

Referencial de acordo com as normas da ABNT?

2

 

0

 

3. Metodologia

Está adequada aos objetivos propostos, aos resultados esperados e às atividades programadas?

10

 

0

 

Define bem a área física e o local de realização?

5

 

0

 

O planejamento, o procedimento de coleta, análise e a apuração do material em estudo estão bem definidos?

10

 

0

 

4. Cronograma

Há coerência entre o cronograma das atividades e prazo de execução do projeto?

8

 

0

 

5. Características potenciais de publicação e de Inovação do projeto

O projeto é inovador dentro da área pretendida?

5

 

0

 

Os resultados esperados apresentam possibilidades de boas publicações?

5

 

0

 

Apresenta possibilidade de geração de alguma patente ou produto?

10

 

0

 

Pontuação Final

100

 

0

 

 

 

 

 

 

ANEXO 9

 

FORMULÁRIO PARA RECURSO

 

Eu, _______________________________, professor (a) e coordenador (a) da proposta de projeto de pesquisa __________________________________, encaminho recurso ao Edital nº ______________ e peço DEFERIMENTO.

Declaro que as informações fornecidas neste recurso estão de acordo com a verdade e são de minha inteira responsabilidade, e de que estou ciente das implicações legais.

Justificativa do Recurso:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

 _____________________________ – AC, ____ de ___________ de 20___.

 

____________________________________

Assinatura do coordenador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 10

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DE PROJETO

  1. Tipo de relatório

☐PARCIAL

☐FINAL

  1. Título do projeto

Clique ou toque aqui para inserir o texto.

 

 

  1. Tipo de projeto

☐PESQUISA               ☐PÓS-GRADUAÇÃO

3.1 Modalidades de pesquisa (caso tenha escolhido a opção PESQUISA no item anterior):

3.2 Caso o projeto seja de PÓS-GRADUAÇÃO, favor escolher uma das opções da lista:

☐CNPq/PIBIC

☐CNPq/PIBIC-Af

☐CNPq/PIBITI

☐Auxílio à pesquisa

☐Edital externo

☐Fluxo contínuo

☐Outra

 

☐Especialização/Aperfeiçoamento

☐Mestrado

☐Doutorado

☐Pós-doutorado

Caso tenha escolhido a opção “outra” no item anterior, informar a modalidade de pesquisa: Clique ou toque aqui para inserir o texto.

4. Período do relatório

4.1. Início: Clique ou toque aqui para inserir uma data.

4.2.Término: Clique ou toque aqui para inserir uma data.

5. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO – PARA PROJETOS DE PESQUISA

5.1 Nome do coordenador do projeto:

 

Clique ou toque aqui para inserir o texto.

5.2 Assinatura:

 

5.3 Bolsista:

 

Clique ou toque aqui para inserir o texto.

5.4 Assinatura:

 

6. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO – PARA PROJETOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

6.1. Orientador (a):    

 

Clique ou toque aqui para inserir o texto.

6.2. Assinatura:

6.3. Orientado(a):

 

Clique ou toque aqui para inserir o texto.

6.4. Assinatura:

 

       

 

Local/Data:

Clique ou toque aqui para inserir o texto.

 

 

 

 

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO PARA CASOS DE RELATÓRIO PARCIAL

 

8. MONITORAMENTO DO PROJETO

8.1. O projeto prosseguirá?  ☐SIM            ☐NÃO

 

             

8.2.  Houve alterações no plano de trabalho? ☐SIM            ☐NÃO

Caso tenha escolhido a opção “SIM”, justificar as alterações?

 

Clique ou toque aqui para inserir o texto.

8.3. Quais as atividades desenvolvidas?

 

Clique ou toque aqui para inserir o texto.

8.4. Quais as dificuldades encontradas?

 

Clique ou toque aqui para inserir o texto.

8.5. Descrever os principais motivos que levaram ao cancelamento do projeto.

(preencher esse campo somente se tiver marcado a opção NÃO no campo 8.1.)

 

Clique ou toque aqui para inserir o texto.

 

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO PARA CASOS DE RELATÓRIO FINAL

ORIENTAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO FINAL (apagar as orientações após o término do preenchimento): Preenchimento obrigatório, letra Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5; parágrafo 1,25. O relatório final deve apresentar os itens abaixo, porém, o item Produtos alcançados, somente quando houver:

RELATÓRIO FINAL

Título do projeto

 

Resumo

(máximo 250 palavras)

Palavras-chave

(máximo de 5 palavras)

Introdução

(máximo 3 página)

Material e Métodos

(máximo 2 páginas)

Resultados e Discussão

(máximo 5 páginas)

Conclusões

(máximo 1 página)

Referências

(máximo 2 páginas)

Produtos alcançados

(Indicar os produtos obtidos por meio do desenvolvimento do projeto: publicações e apresentações em eventos; citar todas as referências sobre a publicação/ evento).

                                                                              

ORIENTAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO FINAL: Preenchimento obrigatório, letra Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5; parágrafo 1,25. O relatório final deve apresentar os itens abaixo, porém, o item Produtos alcançados, somente quando houver:

 

 

Título do projeto

 

Resumo (máximo 250 palavras)

 

Palavras-chave (máximo de 5 palavras)

 

 

Introdução (máximo 1 página)

 

Referencial teórico (Máximo 2 páginas)

 

Objetivos (Geral e Específicos) (máximo 1 página)

 

Material e Métodos (máximo 2 páginas)

 

Resultados e Discussão (máximo 5 páginas)

 

Conclusões (máximo 1 página)

 

Referências (máximo 2 páginas)

 

Produtos alcançados (Indicar os produtos obtidos por meio do desenvolvimento do projeto: publicações e apresentações em eventos; citar todas as referências sobre a publicação/ evento).

 

 

 

ANEXO 11

FORMULÁRIO DE CANCELAMENTO E/OU SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTA

INFORMAÇÕES DO BOLSISTA

 

Bolsista Novo

 

Bolsista Cancelado

 

Orientador(a) (Nome Completo, sem abreviação)

 

Campus

 

 

Concessão da Nova Bolsa

Mês Início:                            

 

 

Ano Início:                        

 

 

 

Cancelamento do Bolsista

Mês Término:                                              

 

 

Ano Término:                                 

Motivo do Cancelamento

(      ) Por insuficiência de desempenho.              (     ) Por desistência do bolsista. (        ) Bolsista adquiriu vínculo empregatício.               (      ) Por falecimento.

(      ) Por obtenção de bolsa em outra agência.

(      ) Outro motivo (especifique):                                       

 

Justificativa (Preenchimento obrigatório)

 

 

 

                                                            - Acre,           de                de                   .

 

 

 

 

Assinatura do Bolsista Cancelado                           Assinatura do Novo Bolsista

 

 

 

 

Assinatura do Orientador

 

 

 

 

INFORMAÇÕES DO NOVO BOLSISTA

 

1. Identificação

Nome Completo, sem abreviação

CPF                                                 Data de Nascimento

Identidade                                             Órgão Emissor                      UF

Nacionalidade          País               Passaporte (Para estrangeiros)

Endereço Residencial                                                               Bairro

 

CEP                                             Cidade                                                             UF

 

DDD  Fone Residencial       Celular                Endereço Eletrônico

 

Curso                                                                                                  Período

 

 

2 Dados Bancários (Preenchimento obrigatório)

Nome do Banco          Nome da Agência                        Nº Agência         Nº Conta

 

 

 

                                                              - Acre,           de                de                   .

 

 

 


Assinatura do Novo Bolsista

 

Documentos comprobatórios a serem apresentados:

De acordo com as documentações solicitadas para bolsista no edital.


Referência: Processo nº 0094427.00003548/2020-23 SEI nº 0179979